Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcos Silva Piazera
Título: Implementação de Estrutura de Entrada e Saída para o Ambiente de Programação FURBOL
 
Conclusão:
A interação entre o FURBOL e o sistema de E/S desenvolvido neste trabalho exigiu especial atenção para o tratamento de dados. O sistema de E/S acessa a área de dados dos programas que interagem com ele. Foi preciso rever os conceitos e teorias estudados no curso nas disciplinas de arquitetura de computadores e sistemas operacionais para que não houvesse grandes complicações no desenvolvimento do protótipo.
A proposta deste trabalho foi atingida, que era a de implementar uma estrutura de E/S para o ambiente FURBOL. A implementação de saída para terminal e saída para impressora não foi concluída, porém, com os comandos criados para manipulação de arquivos é possível realizar E/S nestes dispositivos. O trabalho servirá como um bom ponto de partida para futuros estudos relacionados a aspectos de Entrada e Saída de dados. O sistema dá uma visão prática da teoria de E/S discutida na fundamentação teórica e também na disciplina de Sistemas Operacionais durante o curso na Universidade. Grande parte da teoria discutida na Universidade é fundamentada nas obras de Tanenbaum assim também o faz o sistema implementado neste trabalho.
Procurou-se fazer com que a interação entre os programas escritos no FURBOL e o sistema de E/S fosse da forma mais fácil possível. Desta forma decidiu-se por desenvolver um sistema de E/S que funciona independentemente do FURBOL e a interação entre eles é feita através de chamadas para o sistema de E/S pelos programas gerados no FURBOL. Como o sistema é independente, ele pode vir a ser utilizado por outras linguagens de programação. Uma possibilidade interessante é a de adaptar ambientes de programação já existentes e de código fonte aberto para a interação com este sistema, já que o mesmo foi desenvolvido na Universidade e o seu funcionamento é de total conhecimento. É importante salientar que a adaptação de um ambiente de programação desconhecido para o sistema de E/S exigirá um esforço considerável, porém é possível.
As principais limitações do sistema são que ele ainda contém um número pequeno de funções de E/S e também é baseado no sistema operacional DOS. O tipo de dado aceito nas operações de E/S é o tipo inteiro. Esta é uma limitação que já existe na versão do FURBOL escolhida para interagir com o sistema.
Espera-se que o trabalho seja de grande valia para o curso de Ciências da Computação da Universidade Regional de Blumenau e que problemas encontrados neste possam ser identificados e resolvidos em futuros trabalhos gerados na Universidade.