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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Mike Brunner
Título: Protótipo de Software para Auxiliar na Aprendizagem dos Fundamentos das Estruturas de Dados
 
Introdução:
É cada vez mais freqüente a utilização de softwares educacionais nos processos de aprendizado. Os sistemas educacionais são usados principalmente na ajuda da compreensão de conceitos ([CAM1994]). Baseado neste método de ensino, esta monografia propõe o estudo e implementação de um protótipo de software para o ensino das estruturas de dados básicas. Segundo [AND2000], as modalidades mais empregadas de software educacional são as seguintes: a) Exercício e Prática é a forma mais tradicional empregadas nos computadores, onde o software pode ser desenvolvido rapidamente. Visa a aquisição de uma habilidade ou aplicação de um conteúdo já conhecido pelo aluno, inteiramente dominado; b) Tutorial os programas tutoriais podem introduzir conceitos novos, apresentar habilidades, pretender a aquisição de conceitos, princípios e/ou generalizações; c) Jogos os jogos devem ser fonte de recreação com vista a aquisição de um determinado tipo de aprendizagem; d) Simulação e Modelagem é a representação ou modelagem de um objeto real, de um sistema ou evento, por meio de um modelo simbólico ou representativo da realidade; e) Tutores Inteligentes o objetivo dos tutores inteligentes é trazer mais flexibilidade e interatividade no domínio da tutoria, sobretudo em matemática, programação e medicina. Estes sistemas podem ser definidos como uma integração da IA (Inteligência Artificial) e uma teoria da psicologia de aquisição de conhecimento dentro de um plano de ensino; Dentre os tipos acima citados, o protótipo se baseará nos conceitos do tipo Simulação e Modelagem, viabilizando o entendimento do processo de construção das estruturas de dados básicas. Em relação às estruturas de dados, serão abordas as estruturas do tipo lista: pilha, fila e lista duplamente encadeada; e as estruturas do tipo árvore: árvore binária e árvore ternária. Esta proposta visa, portanto, o desenvolvimento de um protótipo de software para auxiliar no entendimento dos processos internos básicos de um computador, através de uma interface que fará a simulação destes processos. Neste caso será abordado o processo de implementação destas estruturas através da alocação dinâmica de memória na construção de filas, pilhas, listas duplamente encadeadas, árvores binárias e árvores ternárias. O protótipo será enquadrado nos moldes do tipo de software educacional Simulação e Modelagem. A implementação será feita no ambiente de programação Delphi e especificada com base no padrão para orientação a objetos Unified Modeling Language (U.M.L.).