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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabiano Dalri
Título: Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento de Mercado para Pequenas e Médias Confecções
 
Introdução:
A essência da formulação estratégica consiste em enfrentar a competição. Embora, às vezes escutem-se contradições, a intensidade da competição num determinado setor não é nem coincidência nem sorte. É estratégia. Além disso, na luta pela fatia do mercado, a competição não se manifesta apenas na figura dos outros participantes. Ao contrário, a competição num determinado setor encontra-se arraigada na sua economia subjacente e algumas forças competitivas vão bem além dos combates nele estabelecidos (PORTER, 1999).
Com a rápida evolução da competição e mudanças tecnológicas, é fundamental que os executivos tenham grande versatilidade em suas decisões, mas, para isso, é necessário que tenham em mãos informações precisas e atualizadas. A não utilização de Sistemas de Informação (SI) como recursos estratégicos, leva o executivo, muitas vezes, a administrar por impulso, ou baseado em modismos (DALFOVO, 1998).
Para Rodrigues (1996), os SI foram divididos de acordo com as funções administrativas, que, a mercê de suas características próprias, foram sendo tratadas de forma individualizada, resultando na criação de vários sistemas para ajudarem os executivos, nos vários níveis hierárquicos, a tomarem decisões, tais como:
a) Sistemas de Informações Executivas (EIS);
b) Sistemas de Informação Gerenciais (SIG);
c) Sistemas de Suporte a Tomadas de Decisões (SSTD);
d) Sistemas de Suporte às Transações Operacionais (SSTO);
e) Sistemas de Suporte à Tomada de Decisão pôr Grupos (SSTDG).
As empresas têxteis vêm buscando as facilidades e benefícios que os Sistemas de Informações Executivas (EIS) oferecem em prol de sua própria organização interna.
O EIS é uma tecnologia que visa integrar num único sistema todas as informações necessárias para que o executivo possa verificá-las de forma numérica, textual, gráfica ou por imagens. Com a utilização do EIS pode-se verificar informações, desde o nível consolidado até o nível mais analítico que se desejar, de forma rápida, amigável e segura, possibilitando um maior conhecimento e controle da situação, maior agilidade e segurança no processo decisório (FURLAN, 1994).
O ponto central de uma metodologia do EIS deve ser o processo de análise dos fatores críticos de sucesso, para determinar os indicadores de desempenho, que propiciam o alcance dos objetivos propostos e para garantir o sucesso na realização da missão empresarial (AZAMBUJA, 2001).
Para Furlan (1994), EIS tem metodologia específica para a sua elaboração, e esta, deve estar baseada numa análise dos fatores críticos de sucesso, que dirigem os objetivos. Deve-se, portanto, modelar os indicadores de desempenho do negócio, se deseja obter sucesso na implementação do sistema. Os fatores críticos de sucesso representam aquelas poucas atividades que devem caminhar de modo correto, mesmo em detrimento de outras atividades que não estejam indo a contento, para que sejam alcançados os objetivos propostos e garantindo o sucesso. Os fatores críticos de sucesso referem-se, geralmente, a:
a) modernizar, racionalizar , elaborar, melhorar, obter algo;
b) evitar, reduzir, contrair algo;
c) assegurar, dispor de algo.
De acordo com Oliveira (1998), toda a empresa tem informações que proporcionam a sustentação para as suas decisões. Entretanto, apenas algumas têm um EIS, que possibilita otimizar o seu processo decisório. As empresas que estão neste estágio do processo evolutivo, seguramente possuem vantagens empresariais interessantes. Para o processo decisório as empresas precisam de informações históricas e este processo é chamado de Data Warehouse (DW) que pode ser traduzido como armazém de dados.
De acordo com Inmon (1997), DW é um grande armazém de dados que armazena dados sobre as operações da empresa (vendas, compras, etc) extraídos de uma fonte única ou múltipla, e transforma-os em informações úteis, oferecendo um enfoque histórico, para permitir um suporte efetivo à decisão, sendo que as organizações precisam de um local para extrair as informações do ambiente externo tais como cadastros de clientes, preços, tendências de mercado, clima e relacionar com as informações do ambiente interno. Para isso o presente trabalho utiliza a filosofia de DW, com o objetivo de armazenar e importar dados de cunho comercial e competitivo, dos sistemas de informações existentes, especificamente aquelas relacionadas com o segmento das confecções. A coleta dos dados será realizada através de importação de dados, com origem no sistema de informação existente na organização. Estes dados serão ordenados em tabelas apropriadas, permitindo desta forma que o executivo tenha um “armazém” de dados que possam ser transformados em informações bem lapidadas e de extremo valor para a tomada de decisão estratégica na empresa.
Segundo Azambuja (2001), as empresas de confecção da Região Metropolitana do Médio Vale do Itajaí, não utilizam os EIS como recurso estratégico. As observações levam a crer que estes sistemas, por sua sofisticação, estariam fora da realidade das pequenas e médias empresas. O desenvolvimento de um EIS pode colaborar no monitoramento do mercado, podendo ajudar os empresários no processo decisório e planejamento estratégico.
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um EIS, mais especificamente o módulo comercial, voltado ao monitoramento das variáveis de mercado em que os clientes, concorrentes e fornecedores estão inseridos, tais como: clima e estações do ano; vendas e clima; poder de compra e vendas; quem são os concorrentes, produtos e seus diferenciais competitivos; aonde monitorar significa: coleta periódica das variáveis acima especificadas. A periodicidade será determinada pelo administrador podendo ser: diária, semanal, decenal, quinzenal ou mensal. O processamento destas variáveis e sua análise, servirão para auxiliar os executivos das pequenas e médias confecções da região do vale do Itajaí na tomada de decisão e planejamento estratégico de forma competitiva. No contexto que se insere este trabalho, encontrou-se os seguintes trabalhos correlatos:
a) protótipo de um sistema de informações executivas para empresas do setor têxtil, defendido em julho de 2000 cujo autor é Nei Jaison Faes. Este trabalho teve como abrangência o monitoramento do mercado com as vendas e concorrentes.
b) sistema de informações estratégicas para empresas de confecções do Vale do Itajaí, defendido em dezembro de 2002 e cujo autor é Breno Pereira de Bem. Este trabalho teve como abrangência o monitoramento dos clientes.