Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fabiano Dalri
Título: Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento de Mercado para Pequenas e Médias Confecções
 
Conclusão:
Com o desenvolvimento deste trabalho foi constatado que apesar de muitos acharem que monitorar mercado deveria ser uma função automática de qualquer sistema, este processo é totalmente manual, e empírico (ou seja ele é adequado a realidade de cada empresa), e é condição de sobrevivência da empresa, a necessidade de monitorar o mercado para obter informações de diferentes segmentos e graus de precisão.
O fato de possuir conhecimento vago no assunto, ocasionou o surgimento de algumas dificuldades durante a elaboração deste trabalho. Dificuldades que vão desde conceituar monitoramento de mercado, à localização de material bibliográfico sobre o assunto, até o entendimento das necessidades das indústrias de confecção.
No entanto com trabalho de pesquisa, freqüentes conversas com o orientador e também com executivos do ramo de confecção as dúvidas foram sendo esclarecidas. Passou a ser notado o quanto um recurso computacional bem elaborado pode ser útil na agilidade dos negócios. O acadêmico, durante o desenvolvimento desde trabalho teve uma oportunidade de enriquecer seus conhecimentos no que tange a informática e também adquirir conhecimentos sobre a realidade do ramo de confecções.
Todos os dias surgem novas informações sobre os concorrentes, clientes, fornecedores e mercados. A competitividade oferecida pelo constante progresso, alavancagem tecnológica, preço, consumo e qualidade dos produtos exigem do administrador uma diária obtenção de informações globalizadas. Porém sem o auxilio de uma ferramenta prática e de simples manuseio, torna-se complicado a coleta e processamento dessas informações. O conceito do Data Warehouse torna possível ao executivo, obter informações provenientes, de outros sistemas, dentro da sua empresa bem como obter do mercado os anseios dos clientes.
Com base nessas necessidades foi desenvolvido o trabalho que apresenta um EIS para o monitoramento de mercado. O sistema é voltado para a pequena e média empresa de confecção, que muitas vezes não possui condições financeiras de pagar um serviço de consultoria.
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar a aplicabilidade do sistema de monitoramento de mercado e de que forma o executivo pode utilizar um recurso computacional para ter uma visão mais abrangente do seu negócio e, possibilitar a gestão estratégica com base em informações confiáveis. Aos empresários contactados nas entrevistas informais, foi apresentado o modelo do sistema proposto, sendo considerado altamente satisfatório.
Conclui-se assim que os objetivos do trabalho foram atingidos e que o conhecimento adquirido e apresentado será de grande utilidade para o desenvolvimento de novas pesquisas.