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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabio Demarchi Inocenti
Título: Protótipo de um Sistema de Informações Executivas para Representantes Comerciais do Ramo Têxtil
 
Introdução:
As indústrias têxteis estão inseridas em um ramo de altíssima competitividade, onde é preciso estar inovando sempre, atualizando-se em busca da antecipação das tendências do mercado. A principal atividade econômica, no Vale do Itajaí, é o setor têxtil. Existe na região, um número considerável de empresários deste setor. Empresários, estes, dispostos a atender bem aos seus clientes, e para tanto, dispostos a adquirir matéria-prima da melhor qualidade pelo melhor preço. Porém, a matéria-prima, da qual necessitam os empresários, não é totalmente produzida no Vale do Itajaí, caracterizando-se a forma da representação comercial. Em geral, um profissional liberal, que presta serviços à empresas fornecedoras de matériaprima. Estes profissionais precisam estar, em tempo integral, inseridos no mercado. Tornou-se de extrema necessidade para as organizações a missão de administrar as informações, porque existe uma crescente demanda e sofisticação na tecnologia da informação de software. Esse recurso será de vital importância para a sobrevivência das empresas [DAL1998]. Segundo [SAL1994], os Sistemas de Informação, em especial os Sistemas de Informações Executivas (E.I.S.), surgiram como uma forma de manter o executivo preparado para as mudanças, com visão integrada de todas as áreas da empresa, isto sem gastar muito de seu tempo e também sem requerer do mesmo um conhecimento aprofundado de cada área. De acordo com o mesmo [SAL1994], a área comercial de uma organização, particularmente a administração de vendas, pode ser vista como o Sistema Nervoso Central da mesma; apesar de todas as áreas serem igualmente importantes praticamente todas tratam de processos iniciados pela área de negócios da empresa. Sendo este setor o núcleo da organização e diretamente influenciada pelo meio externo, torna-se claro que é o mais sujeito a modificações. Sendo assim, o administrador desta área necessita de um sistema rápido, seguro e eficaz de informações que o auxilie no gerenciamento da mesma, tendo uma visão geral do andamento do mercado e do desempenho da empresa no mesmo. Para [OLI1992] o Sistema de Informações Executivas, é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, bem como proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. Basicamente, segundo [DAL1998], para ser considerada uma ferramenta de E.I.S. esta deve possuir agilidade na obtenção de informação, facilidade na utilização por meio de ícones e botões via clique de mouse, flexibilidade de navegação do nível sintético até o analítico de forma simples e clara, qualidade da informação e segurança no acesso. Diretamente derivada dos conceitos de programação e do projeto orientado a objeto, a análise e o desenho orientados a objeto são certamente a mais nova das abordagens de desenvolvimento de sistemas. A tecnologia de objetos apresenta componentes chaves que fundamentam a mudança de enfoque no processo de modelagem e desenvolvimento de aplicações, trazendo benefícios intrínsecos à filosofia. [FUR1998], também cita Rumbaugh que define orientação a objetos como “uma nova maneira de pensar os problemas utilizando modelos organizados a partir de conceitos do mundo real. O componente fundamental é o objeto que combina estrutura e comportamento em uma única entidade”. O sistema de informação para executivos (E.I.S.) são voltados para os administradores com pouco, ou quase nenhum contato com Sistemas de Informação automatizados. As características deste tipo de sistema consistem em combinar dados internos e externos; na utilização de menus gráficos; no acesso a banco de dados internos e externos; e os dados são mostrados nos relatórios impressos de forma comprimida ([DAL1998]). 1.1 LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES Segundo [ACI2000], a qualidade de vida no Vale do Itajaí é uma das melhores do Brasil. Recentemente a ONU publicou o ranking das melhores cidades brasileiras, segundo os respectivos indicadores sociais. E das 50 melhores posicionadas, sete eram do médio Vale do Itajaí, que é constituído de 14 municípios. Nossa região possui uma “marca forte” (certificado de origem) reconhecida nacional e internacionalmente, exatamente porque no Vale temos uma mão-de-obra qualificada e facilmente qualificável, um povo ordeiro e trabalhador (com predominância da cultura alemã e italiana), ótima sinergia para as atividades industriais (têxtil, confecções, metal-mecânica, plásticos, gráfico, madeireira, etc.). Além disso, um pólo de excelente logística para alcançar os principais mercados do Mercosul (pela via rodoviária, aérea e marítima)([ACI2000]). De acordo com dados de [ACI2000], Blumenau conta hoje, com uma população estimada de 290.000 habitantes, e tem como atividade predominante no município o ramo têxtil. Além de possuir mão-de-obra treinada para a indústria têxtil, a cidade de Blumenau ocupou recentemente o 9º (nono) lugar no Ranking das 10 melhores cidades para se fazer negócios no Brasil, conforme pesquisa realizada pela revista Exame, edição 713, em parceria com a Simisen Associados, empresa de consultoria de São Paulo. A tabela abaixo, adaptada de [MAR1999], nos mostra os investimentos planejados para a modernização do setor têxtil no Brasil até o ano 2002: Tabela 1 – Investimentos planejados para o setor têxtil Uma outra prova de que o setor continua acreditando em seu crescimento no Brasil pode ser dada pela análise dos planos de investimentos nas unidades fabris, estimados pelas empresas em cerca de US$ 1,2 bilhão anuais para os próximos cinco anos ([MAR1999]). Sub-Setor Invest./Ano Período Invest./Total US$ milhões Anos US$ milhões Fibras químicas 280 3 840 Fiação fibra curta 158 5 790 Tecelagem 110 5 550 Malharia 123 3 369 Beneficiamento 307 5 1.535 Confecção 400 5 2.000 Total 6.084 Uma classe deste setor, a dos representantes comerciais, ainda são carentes de sistemas computadorizados que venham a contemplar suas necessidades diárias. Daí surgiu a idéia, em conjunto com o orientador deste trabalho, o professor Ricardo Alencar de Azambuja, e o professor Oscar Dalfovo, de desenvolver um protótipo que tivesse por objetivo principal, auxiliar nas tarefas básicas de um representante comercial do setor têxtil. 1.2 METAS DO SETOR As metas do setor têxtil a serem atingidas num prazo de cinco anos são, no mínimo, ambiciosas. Porém, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), o Sr. Paulo Skaf, diz que se forem atendidas as políticas prioritárias elaboradas pelos têxteis, as metas são perfeitamente possíveis de serem atingidas. Essas metas estão prevendo a geração de mais de 400 mil empregos e um aumento nas exportações a US$ 4,3 bilhões, 1% do mercado mundial, até o ano de 2005. Para atingí-las, seriam necessários investimentos na ordem de US$ 12,3 bilhões em oito anos, aumento em mais de 600 mil hectares em área plantada de algodão, aumento de toda a cadeia produtiva têxtil em torno de 70% e aumento da produtividade em torno de 20% ([SKA2000]). De acordo com o mesmo [SKA2000], nos últimos sete anos foram investidos cerca de US$ 7 bilhões no setor têxtil. Já foi feita a lição de casa, o momento é de mostrar competitividade. Hoje, há 1,5 milhão de empregos somente na cadeia produtiva, sem contar os cotonicultores e mais de 20 mil empresas têxteis abertas. O Brasil este ano deve exportar US$ 1,4 bilhão, cerca de 0,4% do total mundial, ou seja, é possível chegar a 1% de toda a movimentação de exportação do setor. 1.3 MOTIVAÇÃO Como os representantes comerciais encaixam-se neste perfil de administrador, um sistema de informações executivas torna-se apropriado à classe. Um representante comercial, de um modo geral, é um profissional liberal que atende a uma gama de clientes que facilmente ultrapassa à contagem centenária. Sendo assim, é praticamente impensável que o representante possa armazenar os dados de todos os seus clientes em sua própria memória. O representante comercial necessita de informações para a tomada de decisão, que vão além dos dados de cada empresa (endereço, telefone, CGC e Inscrição Estadual quando da emissão de um pedido, e aí entram também os dados dos seus fornecedores) até os produtos específicos para atender às necessidades de cada cliente, bem como informações úteis à sua visita, tais como: data da última compra, valor da última compra, forma de pagamento de cada cliente, etc. 1.4 OBJETIVOS Os principais objetivos deste trabalho são: a) realizar um estudo da filosofia de Sistemas de Informações; b) realizar um estudo das técnicas de modelagem da UML; c) a especificação de um protótipo de acordo com as normas da UML; d) a implementação de um protótipo de um S.I.E., que auxilie nas tarefas administrativas de representantes comerciais do ramo têxtil. 1.5 ORGANIZAÇÃO DO TEXTO A seguir será feita uma descrição resumida de cada capítulo do trabalho. O primeiro capítulo apresenta o assunto deste trabalho como um todo. Trazendo a motivação para a realização do mesmo, bem como os objetivos e a forma através da qual será organizado. No segundo capítulo, serão expostos os conceitos básicos dos sistemas de informações. O terceiro capítulo trata especificamente dos Sistemas de Informações Executivas E.I.S., apresentando suas características, vantagens e desvantagens. No quarto capítulo, será apresentada a proposta UML, descrevendo o histórico de seu surgimento, a sua arquitetura e a notação relativa aos diagramas disponibilizados para a fase de análise da modelagem de um sistema orientado à objetos. No quinto capítulo, serão feitas as considerações relativas ao protótipo. Serão descritos a definição do protótipo, sua especificação e o seu funcionamento. No sexto capítulo, serão apresentadas as principais conclusões do trabalho.