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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fabio Demarchi Inocenti
Título: Protótipo de um Sistema de Informações Executivas para Representantes Comerciais do Ramo Têxtil
 
Conclusão:
Nos dias de hoje, a competitividade do mercado faz com que os mais variados setores da indústria e do comércio busquem na evolução tecnológica, uma forma de sobrevivência. No caso dos representantes comerciais, que são profissionais liberais e prestadores de serviços à grandes instituições, a competitividade elevada dos últimos anos não tem deixado muito espaço para que estes profissionais reciclem-se a nível de conhecimento no campo da informática. Porém, segundo [DAL1998], a não utilização de sistemas de informações como recursos estratégicos, leva o executivo, muitas vezes, a administrar por impulsos, ou baseado em modismos. E sendo assim, os representantes que não se informatizarem, correm aqui um grande risco. O de se deixar levar por modismos ou impulsos não tomando assim a decisão mais acertada. Conforme apresentado neste trabalho, um Sistema de Informações Executivas não exige dos administradores um profundo conhecimento computacional. Muito pelo contrário, deve ser desenvolvido para atender especificamente as necessidades do cliente. Com estas conclusões, não restam dúvidas de que o mais apropriado para os representantes comerciais, profissionais com pouco conhecimento computacional e pouco tempo para aprendizado, porém deficitários e ávidos por informações, realmente são os E.I.S. Nos coloca [STA1998] que o valor da informação está diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização, devendo esta informação ter como características: precisão, flexibilidade, confiabilidade, relevância, simplicidade e estar disponível no momento em que for necessária. Aliando um E.I.S. com as técnicas da UML que descreve, por exemplo, em seus diagramas de casos de uso, as ações de um usuário, facilitando assim um maior entendimento a nível de usuário do que deve disponibilizar o sistema (e isso é também um fato relevante para os E.I.S.), foi encontrada uma harmonia perfeita para disponibilizar aos representantes, as informações com as características solicitadas no parágrafo acima. Outro ponto que facilitou o desenvolvimento deste trabalho, se deve ao fato de que eu mesmo, sou um representante comercial há alguns anos e por isso conheço bem as necessidades da classe. Com relação ao protótipo, pode-se dizer que ele atingiu o seu objetivo primário, que era o de ser uma ferramenta capaz de auxiliar nas tarefas administrativas de representantes comerciais do ramo têxtil, de forma prática. Englobando as técnicas da UML para o seu desenvolvimento, como o diagrama de classe (figura 13) e os diagramas de casos de uso (figuras 14 e 15), e atendendo as exigências de um sistemas de informações executiva tornando-se um mecanismo computadorizado que fornece aos executivos as informações necessárias para gerenciar o negócio, conforme [FUR1994]. 6.1 SUGESTÕES Como propostas para trabalhos futuros sugere-se: a) a contemplação na emissão do pedido, de uma opção para que o mesmo possa ser enviado via e-mail ao fornecedor; b) a implementação de um relatório de clientes inadimplentes; c) a implementação de gráficos dos status dos clientes; d) a inclusão dos demais gráficos ainda não contemplados pelo protótipo, como por exemplo, o da porcentagem de fornecedores em relação ao total de vendas e comissões.