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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Vera Lúcia Kamiroski
Título: Aplicação para Gerenciamento Eletrônico de Documentos
 
Introdução:
Desde os primórdios da era da computação, as empresas de software deparam-se com uma preocupação em encontrar maneiras para aumentar a produtividade tratando as informações e otimizando o fluxo de trabalho.
Com o passar do tempo, a informática popularizou-se e a quantidade de informações e documentos cresceu exponencialmente. Conforme pesquisa realizada nos EUA em 1990 pela Avant Imaging & Information Management Inc (AIIM), 95% dos documentos das organizações eram impressos. Dentro de um processo evolutivo de informatização, esse índice diminuiu, pois muitos documentos já nascem eletrônicos, como planilhas eletrônicas, documentos de texto, e-mails, entre outros (CENADEM, 2004).
Para controlar esse mundo de informações digitais, quer sejam ou não originalmente eletrônicas, é que surge o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), tema principal deste trabalho de conclusão de curso.
Conforme Baldam, Valle e Cavalcanti (2002, p. 31), empresas aparentemente fortes e imbatíveis podem ser ultrapassadas por empresas que compreenderam que a verdadeira batalha pela produtividade está sendo travada em torno da produtividade do conhecimento.
O objetivo deste trabalho consiste em implementar um sistema GED, para controle de documentos de texto e planilhas eletrônicas, que são utilizados na software house HBsis Informática Ltda.
O GED foi implementado para a busca de documentos armazenados em um repositório de acesso restrito, controlado por permissões cadastradas para os usuários. Os usuários do GED serão todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento de projetos. Logo o GED favorecerá a redução da falta de gerência de documentos, que é um problema que atinge hoje a organização.