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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gilvani Bruno Kisner
Título: Sistema de Auxílio a Restaurantes para Elaboração de Cardápios
 
Introdução:
Atualmente o campo profissional de restaurantes vem crescendo muito e atuando em diferentes ramos da culinária humana. No que diz respeito ao atendimento diferenciado a clientes os restaurantes vem há algum tempo buscando novas alternativas na elaboração de cardápios alternados baseando-se na freqüência e no grau de satisfação de seus clientes.
No entanto, uma das maiores dificuldades que estes profissionais enfrentam é selecionar manualmente as preferências alimentares de seus clientes e seu grau de satisfação. Baseando-se no grau de satisfação dos cardápios anteriores e a freqüência de seus clientes, estes profissionais elaboram novos cardápios que serão servidos no decorrer da semana.
De acordo com Fayyad (1996) há tempos atrás a maioria das empresas, independentemente de seu ramo de atuação, eram de certa forma despreocupadas com o armazenamento das informações para uso futuro. O armazenamento era manual e a recuperação destas informações era difícil e lenta.
No que diz respeito ao armazenamento de dados de clientes, existem grandes quantidades de softwares, mas poucos são os que atuam juntamente com estes profissionais no auxílio da elaboração de cardápios.
De acordo com Rich (1988) Inteligência Artificial (IA) é o estudo de como fazer computadores realizarem tarefas em que, no momento, as pessoas são melhores. O comportamento inteligente por parte das máquinas sempre foi um objetivo para os homens. O computador, com seu poder de cálculo e armazenamento, pode ser a máquina destinada para isso. Por comportamento inteligente pode-se considerar, dentre outras coisas, a capacidade humana de compreender e aprender a partir de recordações, considerando-se um ponto chave de nossa memória (SCHILDT, 1989). Os novos fatos apresentados às pessoas são sempre comparados àqueles armazenados em busca de um padrão reconhecido e tratável.
O objetivo deste trabalho é abordar a relação entre o uso do computador no auxílio da elaboração de cardápios, mais especificamente como “instrumento de apoio”.
Para o desenvolvimento desse sistema utilizou-se de uma das técnicas da IA, a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC), que vem como uma ferramenta para se emular a inteligência em um sistema computacional, baseado na técnica de similaridade mais especificamente a técnica de recuperação do vizinho mais próximo. Através da utilização da técnica de RBC foi possível a recuperação de cardápios similares ao novo cardápio elaborado, prevenindo para que não haja repetição de cardápios nos períodos estabelecidos. Conforme Abel (1996) nesta técnica utiliza-se uma soma ponderada das características entre um novo caso e um armazenado no banco de dados. A aplicação da técnica de RBC em sistemas de informações agiliza a busca de soluções para problemas. Banco de dados são eficientes em achar um problema igual, mas não é capaz de realizar um casamento por aproximação. Estas soluções podem ser respostas para as dúvidas dos clientes com relação a procedimentos ou a correção de problemas.
Conforme Reis (1997) faz parte do processo cognitivo do ser humano resolver problemas utilizando situações passadas que sejam similares. Especialistas, no geral, confiam excessivamente em sua memória de casos já ocorridos quando resolvem novos problemas. O raciocínio baseado em experiências passadas é importante, pois evita novas inferências sobre um problema, aproveitando as experiências já aprendidas. A maioria dos programas de IA soluciona problemas raciocinando com base em princípios básicos, ou seja, a partir dos dados de entrada, eles fazem uma série de deduções para chegar a uma conclusão. Mais especificamente em RBC esta técnica soluciona os problemas sob uma outra forma de raciocínio: fazendo uma analogia aos problemas já ocorridos. A experiência na solução de problemas é guardada em uma Base de Casos.
Conforme Kolodner (1993) caso é descrito como “um pedaço de conhecimento que representada uma experiência real e é utilizada para sugerir um meio de resolver um novo problema, avisar o usuário de possíveis falhas observadas no passado e para interpretar a situação atual”. Um sistema RBC tem como ponto forte uma enorme biblioteca de casos a qual usa para comparar com os dados de entrada em lugar de um conjunto de princípios básicos.