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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Giovane Roslindo Kuhn
Título: Animação de um Personagem Virtual Utilizando Captura Óptica de Movimento com Marcações Especiais
 
Introdução:
O conceito de animação é antigo e analisando as suas origens, nota-se que os primeiros trabalhos nesta área são datados muito antes de invenção dos computadores. Algumas pessoas importantes como Thomas Edison, Irmãos Warner e Walt Disney contribuíram para o desenvolvimento de técnicas de animação (Silva, 1998). Segundo Parent (2002), o conceito mais simples para animação é a geração de uma seqüência de imagens que retrata o movimento relativo de objetos de uma cena sintética e, possivelmente, do movimento de uma câmera virtual. O início das experiências com animação por computadores, representou um grande avanço nas técnicas de animação, porém à medida que os recursos computacionais aumentavam, também aumentava a complexidade dos objetos a serem animados (Silva, 1998). Inúmeras técnicas foram desenvolvidas para tratar a complexidade destes objetos a serem animados, como a animação por quadro chave (keyframing), animação utilizando conceitos de física newtoniana e animação através de captura de movimento, também chamada de MoCap, que é o foco de estudo do presente trabalho. Conforme mencionado em Sales (2004), a captura de movimento tem o objetivo de capturar a posição e orientação de certas partes de um objeto ao longo do tempo, e então mapeá-las para um objeto virtual. As tecnologias utilizadas por um sistema MoCap podem ser divididas em quatro categorias: acústica, eletromagnética, mecânica e óptica, que é a tecnologia de interesse do presente trabalho. Esta tecnologia consiste em colocar marcadores especiais no objeto durante o processo de captura do seu movimento e capturar as coordenadas destes marcadores através do uso de técnicas de processamento de imagens. A alta qualidade do movimento gerado pela captura óptica de movimento, desperta interesse nas mais diversas áreas, como a indústria cinematográfica, jogos, realidade virtual, entretenimento, ergonomia, biomecânica, desempenho desportivo e análise de movimento. Porém utilizar um sistema MoCap ainda é uma realidade distante da grande maioria das empresas, universidades e grupos de pesquisa em nosso país. Estas entidades esbarram em uma característica inerente a este tipo de software, que é a financeira. O grupo de pesquisa de ergonomia da Universidade Regional de Blumenau (FURB), que tem como um de seus líderes o professor Carlos Alberto Vargas Ávila, desenvolve projetos utilizando análise de postura e movimento de pessoas, que necessitam ser enviados para a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), localizada em Florianópolis, para serem analisados pelo sistema existente naquela instituição. O presente trabalho pretende contribuir neste sentido, dando continuidade as pesquisas em captura de movimento humano no Departamento de Sistemas e Computação. Para atender esta necessidade, é implementado um protótipo de software para animar um personagem virtual utilizando a captura óptica de movimento. O protótipo utiliza o conjunto de vídeos disponibilizados pelo grupo de pesquisa de ergonomia da FURB. Cada vídeo contém a gravação em plano sagital de uma criança caminhando, com marcadores especiais nas principais articulações do seu corpo. O plano sagital corresponde a uma visão lateral da pessoa a ser filmada.