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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Hildebrandt
Título: Estudo do Processo de Desenvolvimento em Palm Usando C++ na Plataforma Linux
 
Introdução:
Desde que a Palm Inc., em 1996, lançou seu primeiro computador de mão chamado “palmtop”, visando a visualização de informações em qualquer local, em qualquer momento, novos recursos vem sendo incorporados a este tipo de computador. Os primeiros computadores eram monocromáticos, tinham pouca quantidade de memória e muitas limitações, hoje já estão disponíveis computadores coloridos com uma quantidade maior de memória, uma capacidade maior de processamento, e mais recursos. Recursos estes que devem ser explorados, a fim de conseguir extrair o máximo com uma aplicação de um palmtop (Palm, 2003).
O presente trabalho apresenta um estudo do processo de desenvolvimento de aplicações em C++ para a plataforma Palm, com ênfase nos recursos gráficos do Palm. Visando explorar tais recursos, este trabalho também apresenta o desenvolvimento de um editor gráfico que permita desenhar polígonos e depois selecioná-los.
A seleção de polígonos não-convexos é um problema comum em muitas aplicações gráficas. Este problema não é solucionado apenas testando se um ponto está depois do lado direito e antes do lado esquerdo, abaixo do topo e acima da parte de baixo do polígono. Conforme Figueiredo (1993) para solucionar este problema existe um algoritmo relativamente simples, que consiste em traçar uma semi-reta partindo do ponto que se quer testar para um dos lados e contar a quantidade de intersecções dos lados do polígono com esta semi-reta. Se esta quantidade for ímpar significa que o ponto é interior ao polígono, caso contrário, é exterior.
Toda a idéia de construção de um editor não traz resultados concretos se não for conhecida a forma de construção de um aplicativo para a plataforma. Para suprir esta necessidade, este trabalho apresenta uma investigação sobre o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Palm em linguagem C++, a linguagem nativa do sistema operacional. Além desse estudo, é apresentada a implementação de um protótipo de editor 2D de polígonos que utiliza recursos gráficos da plataforma.