Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Hildebrandt
Título: Estudo do Processo de Desenvolvimento em Palm Usando C++ na Plataforma Linux
 
Conclusão:
O presente trabalho teve como objetivo principal construir um protótipo de editor gráfico 2D a fim de explorar as capacidades gráficas da plataforma palm. Durante o processo de desenvolvimento do protótipo, observou-se que a plataforma Palm apresenta bons recursos gráficos, tanto em relação ao hardware quanto em relação à sua API, apesar das limitações quanto ao uso de memória, inerentes a este tipo de equipamento.
Quanto ao algoritmo de ponto em polígono já é tradicional na literatura de Geometria Computacional, e sua eficiência e simplicidade revelaram-se também no protótipo para palm. Porém, quando a quantidade de polígonos for muito grande o tempo de resposta aumenta, visto que para obter a solução deve-se aplicar o algoritmo para cada polígono. Uma solução para este problema é proposta por NEDEL (2003), e consiste em realizar um pré-processamento no teste de polígonos através da subdivisão do espaço R2 em faixas de pesquisa. Assim, procura-se otimizar a pesquisa dando-se preferência para polígonos dentro de determinadas faixas onde há maior probabilidade de haver polígonos selecionados. A implementação desta melhoria no algoritmo representa uma sugestão de continuação para o presente trabalho. O objetivo principal da implementação deste editor 2D foi compreender e testar o processo completo de desenvolvimento de aplicações para palm em C++ na plataforma Linux. O protótipo implementado pode servir de subsídio para o desenvolvimento de outros tipos de aplicações que necessitem de interfaces gráficas interativas de desenho, tais como aplicações educacionais para o ensino de matemática e geometria, ou até o desenvolvimento de jogos educativos.
O compilador utilizado mostrou-se satisfatório, suprindo todas as necessidades encontradas na implementação do protótipo. Tanto implementações em C quanto em C++ não apresentaram problemas. Visto que a presente implementação não utilizou todos os recursos da plataforma, outra sugestão seria a exploração dos demais recursos que a plataforma possui, tais como recursos de som, permitindo uma análise melhor do compilador.
Quanto ao editor muitas melhorias ainda podem ser feitas, como permitir a modificação dos polígonos após eles terem sido construídos, e também permitir salvá-los, além de implementar funcionalidades mais interativas tais como mover/arrastar polígonos interativamente com o auxílio da caneta do palm. A opção de salvar torna-se interessante não somente por permitir ter estas informações depois que o editor é finalizado, mas também por permitir explorar outro recurso da plataforma que é a sincronização, processo em que dois computadores palm trocam informações, ou um computador palm troca informações com um computador de mesa, ou qualquer outro dispositivo. Esta é uma sugestão que permitiria sincronizar modelos gerados no palmtop para algum outro software no computador comum e vice-versa.