Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Delcio Vill Weinfurter
Título: Customização para acrescentar atributos em Sólidos do Solidworks
 
Introdução:
Com o crescimento dos recursos para Computação Gráfica, principalmente para a área de modelagem de sólidos, as empresas cada vez mais estão utilizando estes recursos para se tornarem competitivas no mercado, não só as grandes empresas, mas também as médias e pequenas. Hoje é possível identificar várias marcas de softwares para modelagem de sólidos, os mais comuns são: Inventor (Autodesk), SolidWorks (Dassault Systemes S.A), Mechanical Desktop (Autodesk), Unigraphics (Electronic Data Systems), Catia (IBM), Solid Edge (Electronic Data Systems) etc.
A modelagem geométrica consiste em um conjunto de métodos que visam descrever a forma e as características geométricas de um objeto. Ela provê uma descrição ou modelo, muito mais analítico, matemático e abstrato que o real. Cria-se um modelo porque ele é mais conveniente e econômico que o objeto ou o processo real. Através desse modelo fica mais fácil e prático analisá-lo e testá-lo, como por exemplo: a aerodinâmica de automóveis e aviões. Esta modelagem é o ingrediente básico de sistemas Computer Aided Design (CAD)/Computer Aided Manufacturing (CAM), computadores gráficos, arte por computador, visão por computador, simulação, robótica e animação. Avanços em quaisquer destes campos dependem de quão bem definidos estão os modelos geométricos criados (CASACURTA, 1999).
Conforme Silva (2002) a modelagem sólida paramétrica permite que se crie modelos de produtos, com dimensões variacionais. As dimensões podem ser ligadas através de expressões. Ligações bidirecionais entre o modelo e o esquema de dimensionamento permitem a regeneração automática de modelos depois de mudanças nas dimensões e atualização automática das dimensões relacionadas.
Com o crescimento destas ferramentas no mercado, também houve uma queda dos preços das mesmas, o que tornou possível cada vez mais a troca de softwares CAD 2D por modeladores 3D, onde se possa ter acesso às tecnologias CAD/CAM/Computer Aided Engineering (CAE) e Product Data Management (PDM) em um único software.
Mesmo que estas ferramentas possuam inúmeros recursos de modelagem de sólidos, muitas empresas necessitam de outros recursos para dar maior produtividade em seus projetos, pois muitos processos rotineiros ainda geram desgaste braçal dos projetistas. Para estes casos surgiram empresas especializadas em fazer customizações através de Application Procedural Interface (API) das próprias ferramentas 3D, que podem vir incorporadas ao software ou não, neste caso o fornecedor do modelador de sólidos informa em qual linguagem de programação pode-se fazer tais customizações.
O termo “Customização” faz parte do jargão da computação gráfica. Customizar significa direcionar um aplicativo, como o SolidWorks, a desempenhar tarefas bem específicas, para as quais ele não foi originalmente projetado, facilitando o trabalho do usuário final.
Este trabalho aborda os sistemas CAD, customizações destes sistemas, e atua especificamente na área de PDM, pois neste trabalho é utilizado uma API de uma das ferramenta CAD 3D (SolidWorks), para incorporar “atributos” ao modelo gerado por esta ferramenta. Isto vem a atender uma necessidade do setor de Projetos Mecânicos de uma empresa de automação, onde os projetistas precisam incorporar informações ao modelo 3D para posteriormente recuperá-las, sendo que, posteriormente estas informações poderão ser utilizadas por toda Engenharia do grupo desta empresa. Assim, espera-se que qualquer projetista que utilize estes modelos 3D poderá facilmente obter características mais específicas de partes do modelo tais como material, cor, atributos estruturais e parâmetros de engenharia, bem como códigos de peças etc. A empresa necessita customização específica para o preenchimento automático das informações do modelo 3D nas legendas dos formatos de desenhos técnicos. Atualmente estas informações são preenchidas manualmente pelos projetistas, sendo portanto um processo muito pouco produtivo e com pouco grau de padronização, pois os projetistas tendem a não uniformizar as informações da legenda do desenho. Este trabalho também propõe a construção uma base de dados de atributos conforme as convenções e padrões a serem adotados posteriormente pelos projetistas em conformidade com as necessidades da empresa. Este trabalho prevê o uso da ferramenta CAD 3D SolidWorks.
Segundo Cunha (2000) muitos dos sistemas CAD/CAM/CAE, considerados de alto nível ou de aplicação final (high-end applications), possuem o seu próprio modelador geométrico embutido dentro do sistema. Assim como o ACIS (SPATIAL CORPORATION, 1962), o Parasolid também é um núcleo de funções de modelagem geométrica, que pode ser usado em muitos sistemas de alto nível ou de aplicação média (mid-range application). Atualmente, o Parasolid é usado como componente integrante de vários sistemas de CAD/CAM/CAE desenvolvidos pelos principais fornecedores de programas para engenharia. Os principais desenvolvedores de sistemas que já aderiram ao Parasolid são: Parametric Technology, SolidWorks Corporation (uma subsidiária da Dassault Systemes SA), ANSYS, Mechanical Dynamics, MacNeal-Schwendler, Bentley Systems etc. Além disso, o Parasolid é usado internamente em grandes companias, como uma ferramenta de desenvolvimento de aplicações, como por exemplo: General Motors, Mitsubishi Motors, Boeing etc.
O SolidWorks possui núcleo Parasolid (Electronic Data Systems) (EDS, 1962). Para implementação do protótipo foi utilizada a linguagem de programação C++ em ambiente de programação Microsoft Visual C++, com a respectiva API do SolidWorks.