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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Alessandro Kotlinsky
Título: Implementação de um Protótipo para Geração da 2ª Voz Musical Utilizando Regras de Harmonia
 
Introdução:
Música é a arte de combinar sons, estruturar determinadas notas musicais com o objetivo de criar melodias que podem expressar os mais diversos tipos de sentimentos existentes na mente humana. Para se alcançar tal objetivo, existe uma necessidade de combinar esse sons de uma forma inteligente, buscando assim uma ordem para a execução das notas, individualmente ou simultaneamente, para expressar o verdadeiro propósito do artista. Para exprimir qualquer sentimento, ou descrever por meio da música qualquer quadro da natureza, torna-se imprescindível a participação em comum desses três elementos: melodia, ritmo e harmonia. Conforme (Maske, 2000), a melodia consiste na sucessão dos sons formando sentido musical. O ritmo é o movimento dos sons regulados pela sua maior ou menor duração e a harmonia consiste na execução de vários sons ouvidos ao mesmo tempo, observados as leis que regem os agrupamentos dos sons simultâneos, formando acordes. O conceito de acorde diz que três ou mais notas que soam simultaneamente formam um acorde (Maske, 2000). Os sons musicais são representados graficamente por sinais chamados notas, e a escrita da música dá-se o nome de notação musical. As notas são sete: Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si. Estas notas são escritas na pauta musical ou pentagrama, que é a reunião de cinco linhas horizontais, paralelas e eqüidistantes, formando entre si quatro espaços. Por causa dessa fusão de elementos, essencial para os músicos estruturarem uma música e que muitas vezes complexa, veio à tona a possibilidade de implementar um software para melhorar o desempenho dos músicos em relação às suas composições e assim facilitar a estruturação de uma música e suas melodias. Este software será encarregado de gerar uma segunda voz musical a partir de uma melodia musical pré-definida. Dada uma partitura musical com apenas uma voz melódica, o software se encarrega de gerar uma segunda voz, de acordo com regras de harmonia, facilitando assim, o trabalho de composição e harmonização de qualquer peça musical. A voz adicional (segunda voz) obedecerá os conceitos da teoria musical, podendo variar desde um intervalo de 2a até um intervalo de 7a, progressivamente. Um exemplo, seria tendo a nota Sol em uma partitura musical mais o acorde de Dó maior, solicitando-se a criação de uma 3a no modo jônio , a segunda voz musical será a nota Si, pois esta é a terceira nota à partir da nota Sol que obedece os parâmetros colocados anteriormente. Maske (2000) deixou como sugestão para futuras implementações de seu trabalho 'um estudo mais aprofundado sobre harmonia musical para que fossem utilizadas todas as maneiras possíveis de notas cabíveis com a primeira voz musical'. Para isto, seria necessária a adição de novas regras em um sistema especialista para a análise musical. O Formato de arquivo utilizado para a leitura das melodias e a criação das demais vozes é o Interface Digital de Instrumentos Musicais (MIDI) . Segundo Gontijo (1998), MIDI é uma 'linguagem eletrônica', composta de um grande conjunto de comandos musicais, com a qual instrumentos eletrônicos controlam uns aos outros. Da mesma forma que o modem passa bytes de dados entre o computador e o provedor Internet, usando um protocolo chamado TCP/IP, instrumentos musicais eletrônicos passam bytes de dados usando o protocolo MIDI. Em relação ao trabalho de Maske (2000), aumentou-se a capacidade de análise musical para a criação de uma segunda voz. Eliminou-se o sistema especialista de seu protótipo, abandonando assim a premissa sobre a qual o seu trabalho foi construído, a da aplicabilidade dos sistemas especialistas na música. Em seu lugar foi implementado um método de parametrização para diversos tipos de melodias, isto é, cada uma podendo pertencer à um diferente campo harmônico. Em termos práticos, um campo harmônico representa a parte principal da definição do estilo de uma melodia. Hoje em dia, na música popular ocidental, tem-se diversos estilos musicais bem definidos, tais como o Jazz, o Rock, o Funk, entre outros. Cada um caracteriza-se pelo uso constante de determinados tipos de escalas e seus respectivos modos. Estas, por sua vez, pertencem à um determinado campo harmônico, caracterizando o estilo da música. O trabalho desenvolvido por Maske (2000) restringe-se à criação da segunda voz musical sem o uso do conceito de intervalos. Isto torna o seu trabalho não muito fiel às especificações da teoria musical, já que a segunda voz criada em seu protótipo sempre será uma das notas definidas na base do seu sistema especialista, onde as regras foram formuladas conforme o seu gosto musical e não seguindo alguma especificação teórica musical. Além disso, a criação da segunda voz torna-se extremamente lenta devido ao uso do sistema especialista. Assim, surgiu um trabalho onde aplicou-se uma nova tecnologia ao trabalho de Maske (2000), eliminando o uso do sistema especialista. Em seu lugar é implementado um método de parametrização para a criação de uma segunda voz musical utilizando o conceito de intervalos, o que, em relação ao trabalho de Maske (2000), torna o presente trabalho muito mais fiel às definições da teoria musical. A implementação de um sistema baseado em uma formulação paramétrica para a geração de segunda voz musical também visa obter um desempenho computacional mais eficiente. A extensão deste trabalho compreende o aprofundamento das técnicas de criação automática de harmonia musical.