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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Alessandro Kotlinsky
Título: Implementação de um Protótipo para Geração da 2ª Voz Musical Utilizando Regras de Harmonia
 
Conclusão:
A proposta do presente trabalho foi de desenvolver uma aplicação semelhante àquela desenvolvida inicialmente por Maske (2000), porém, eliminando o uso de um sistema especialista. Em seu lugar foi implementado um método de parametrização matemática para a criação de uma segunda voz musical, objetivando auxiliar o músico na inclusão desta na escrita de partituras. A dificuldade inicial foi a de encontrar uma forma paramétrica para identificar os modos das escalas, tornando assim possível o cálculo da segunda voz musical através do conceito de intervalos, já que este é baseado nas escalas e seus respectivos modos musicais. Após um estudo aprofundado em teoria musical e uma sucedida modelagem dos modos musicais em vetores, concluiu-se também que a música, segundo sua teoria, possui muitas características de uma ciência exata, tais como uma forte ligação com a lógica e a aritmética. O método de parametrização desenvolvido neste trabalho demonstrou que os objetivos inicialmente propostos foram alcançados. O Sistema Especialista desenvolvido por Maske (2000) agora não utiliza mais as regras de sua base de conhecimento, tornando-se assim, não mais um Sistema Especialista e sim um protótipo baseado em parametrizações matemáticas para a formulação de uma segunda voz musical, tornando-se muito mais rápido, eficiente e fiel à teoria musical. O protótipo implementado no presente trabalho possui as seguintes limitações: a) foram utilizados somente acordes maiores e menores e seus respectivos modos na sua forma natural (Iônico, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio); b) limitou-se a entrada de arquivo MIDI ao uso do formato 1, pois este formato separa os canais em blocos diferentes.