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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Clevis Eliano Moretto
Título: Automação do Diário de Classe aplicado no Ambiente de aprendizagem Learnloop
 
Introdução:
Embora tenha surgido há muito tempo, o Ensino a Distância (EAD) voltou a ser visto como uma importante forma de aprendizagem que movimenta vários recursos financeiros e que envolve diversos agentes (alunos, professores, monitores, administradores) através do uso de meios eletrônicos e computacionais. Este crescimento se deve à facilidade de acesso que as pessoas estão tendo cada vez mais à rede mundial de computadores: a internet.
De acordo com Dalfovo; Azambuja; Dias (2004), EAD é a aprendizagem planejada que geralmente ocorre num lugar diferente do ensino presencial e, por causa disso, requer técnicas especiais de desenho de cursos, técnicas especiais de instrução, métodos especiais de comunicação através da eletrônica e outras tecnologias, bem como arranjos essenciais organizacionais e administrativos.
Um grupo de pessoas pertencentes a um projeto de pesquisa na área de novas tecnologias localizado na Universidade Regional de Blumenau (Departamento de Modalidade de Ensino), realizou pesquisas na rede mundial de computadores sobre a utilização de sistemas de informação aplicado no EAD e constatou que existe um interesse de profissionais em atualizar-se na utilização de novas tecnologias e na integração destas nos seus cursos. Uma forma de viabilizar esta atualização é fornecendo cursos sobre os mais variados assuntos, em que a própria prática destes e o acompanhamento, já seja via internet.
Para solucionar este problema, o grupo está adaptando recursos para EAD num sistema já existente, desenvolvido pelos mesmos denominado Ambiente de Aprendizagem LearnLoop. Este sistema é via web e fornece recursos para praticamente todas as tarefas realizadas pelo aluno e o professor, recursos que tornam a rede mundial de computadores uma verdadeira sala de aula, com postagem de material, trabalhos acadêmicos, lista com membros da disciplina, calendário de atividades, fórum, entre outras funcionalidades.
Apesar de toda esta estrutura ser projetada para atender o ensino presencial e futuramente o EAD, tem-se um problema no controle do diário de classe. O diário de classe ainda é feito manualmente, ou seja, o professor anota as presenças e notas num diário na forma impressa e ao final do semestre os transcreve para um relatório final a ser entregue para a coordenação geral do curso. Esta por sua vez, fica responsável pelo lançamento do resultado final no sistema.
Isto se torna um trabalho repetitivo e demorado, podendo ocasionar vários erros de informação, quando da transcrição do diário pelo professor para um relatório final; e ainda do relatório final para o sistema.
Outro problema a ser analisado, é a verificação do cumprimento do plano de ensino por parte do professor, conforme apresentado pelo mesmo no início do semestre letivo; o que possibilitará a coordenação geral de ensino fazer um acompanhamento do desempenho do professor. Para elaboração da verificação deste acompanhamento será utilizada a tecnologia text-mining.
Portanto, optou-se para a solução destes problemas a automação do diário de classe, nos quais foram implementadas algumas rotinas como: cadastramento de notas, geração das respectivas médias, controle de presença, geração de relatórios, registro de freqüência e comparativo do conteúdo do plano de ensino com o que foi lecionado em sala de aula.
A automação do diário de classe servirá como uma ferramenta de auxílio ao professor nas suas atribuições bem como uma melhoria na incidência de erros, além de agilizar os processos e a disponibilização das informações aos acadêmicos e coordenação.