Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Arquelau Pasta
Título: Aplicativo para auxílio na emissão Dos autos de Infrações de Trânsito no Município de Blumenau
 
Introdução:
Quando Henry Ford criou o primeiro automóvel, não tinha em mente a quantidade de veículos que circulariam pelas ruas e tão pouco a diversidade de características das pessoas que conduziriam os veículos. Esta diversidade, tanto de veículos como de motoristas, fez com que fossem criadas normas e regras para condução de automóveis. Leis e normas estas conhecidas como Código de Trânsito. Estas leis e normas são aplicadas através dos agentes de trânsito, que o fazem de forma manual, utilizando um bloco de papel para emitir o auto de infração, quando um motorista as inflige.
Segundo Natale (2002), a automação consiste apenas na aplicação de técnicas que permitem a um conjunto de mecanismos ou equipamentos de processamento de informações executar tarefas antes realizadas pelo homem. Automação não está limitada somente as indústrias, vários setores vem utilizando e descobrindo novas técnicas de automação, dentre os quais os órgãos públicos, no qual trabalham os agentes de trânsito.
De acordo com SETERB (1998) o Serviço Autônomo Municipal de Terminais Rodoviários de Blumenau (SETERB) foi criado pela Lei Municipal nº 2.347, de 27 de março de 1979, como entidade autárquica, subordinada ao Governo Municipal. O SETERB atua como órgão gerenciador e fiscalizador do sistema de trânsito e transporte em Blumenau.
De acordo com SETERB (2003) a municipalização do trânsito é um dos aspectos previstos no novo Código Brasileiro de Trânsito, em vigor desde 1998. Os municípios ficam responsáveis pelos serviços de engenharia, fiscalização, educação de trânsito, Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARIs) e também pelo levantamento, análise e controle das estatísticas de trânsito. Através de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública, os agentes fazem a fiscalização e autuam as infrações cometidas nas vias públicas da cidade. Estes agentes ou guardas de trânsito, como são comumente chamados, possuem um problema: a dificuldade no preenchimento do auto de infração, uma vez que o mesmo é preenchido de forma manual como pode ser visto no anexo I. Muitas vezes com informações prestadas pelo próprio infrator. Desta forma não existe a possível confiabilidade da confrontação das informações prestadas, sendo que isto pode acarretar na anulação da emissão do auto.
A confrontação das informações prestadas pode ser um auxílio na solução problemática, fazendo-se uso de um equipamento de computação móvel, no qual estarão inseridos todos os dados possíveis sobre os veículos que circulam por determinada região.
O aplicativo será desenvolvido para a automação da emissão dos autos de infrações, visando facilitar o trabalho feito pelos agentes de trânsito, que hoje é feita de forma manual conforme anexo I. O aplicativo pretende auxiliar no trabalho de digitação dos autos, através do sincronismo de dados entre o hand-held e o computador no qual servirá de base para envio dos dados ao órgão responsável pela emissão da notificação do infrator. O aplicativo será desenvolvido para ser utilizado em pequenos computadores, chamados hand-held ou palmtops.
No mercado existem os equipamentos chamados de hand-helds ou palmtops. São computadores que cabem na palma da mão e podem ser utilizados para a automação do serviço realizado pelos agentes de trânsito, bem como para outras aplicações. A tecnologia hand-helds, utilizando pequenos computadores de bolso, pode permitir automação e ganho de produtividade. Este equipamento servirá também de substituto do bloco de papel. Assim tornando mais fácil e ágil a emissão dos autos de infrações de trânsito.
Tem-se como exemplo de utilização de hand–held, segundo Palmlbr (2003), uma equipe de vendas de uma loja, supermercado ou magazine tem algumas das informações instantâneas, como por exemplo: preços, descontos, posição de estoque entre outros, sem a necessidade de catálogos, listas ou desperdício de tempo procurando preços e informações de produtos pela loja. Para isto, basta digitar o código do produto ou o nome do mesmo e as suas informações aparecem imediatamente na tela.