Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Arquelau Pasta
Título: Aplicativo para auxílio na emissão Dos autos de Infrações de Trânsito no Município de Blumenau
 
Conclusão:

O tema sobre PDA é uma área recente que está em evolução contínua e portanto é um tema pouco difundido no meio acadêmico e profissional. Devido a pouca difusão do tema encontrou-se dificuldade no levantamento de material referente ao assunto proposto neste trabalho. Verifica-se uma grande deficiência com relação às linguagens de programação para este tipo de computador. Um fator importante a ser considerado para programação para PDA ou hand-helds, hoje, são suas limitações quanto a memória, o sistema operacional de cada equipamento, mas isto é algo que está sendo superado tanto pelos fabricantes deste tipo de equipamento, quanto pelas empresas que desenvolvem linguagens de programação para os mesmos.

A automação de serviços é um aspecto que está em crescente desenvolvimento. Nos serviços públicos, como o SETERB, por exemplo, a automação vem para facilitar e desburocratrizar os serviços prestados, trazendo para os munícipes uma qualidade maior nos serviços prestados.

Para a implementação deste protótipo utilizando-se da ferramenta de programação Genexus que oferece recursos e suporte à aplicação deste gênero, fornecendo uma interface de fácil interpretação para o usuário, porém cabe aqui ressaltar que para a implementação do aplicativo utilizou-se de uma versão que encontra-se em teste pelo fabricante, o que por sua vez acarretou em algumas dificuldades para implementação do mesmo.

Dadas às características atuais dos PDAs, em especial a sua aplicabilidade na automação de serviços públicos, conclui-se que a automação destes serviços pode ser atingida de maneira satisfatória, o que como citado anteriormente trará como um dos benefícios a melhor qualidade dos serviços prestados.

Sob o ponto de vista mercadológico, o aplicativo mostrou-se bem aceito, sendo que o mesmo encontra-se em testes juntamente com o SETERB, para sua validação e reconhecimento com meio de substituição do talonário de emissão dos autos de infração.

O objetivo principal do trabalho proposto, de desenvolver um aplicativo para o auxílio do agente de trânsito no preenchimento do auto de infração de trânsito, foi atingido. Passo seguinte ao mesmo é a geração de um arquivo no formato texto, que será enviado ao órgão responsável pela emissão das notificações de autuação.

Em suma a elaboração do trabalho proposto foi de grande valia, pois possibilitou o conhecimento na área de programação para PDAs ou hand-helds, trazendo suas característica e limitações. Trouxe também um aperfeiçoamento no uso da ferramenta de programação Genexus e aplicação dos conhecimentos relacionados a análise de programação ministrados durante o curso de graduação.