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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Sammy Newton Amorim
Título: Protótipo de uma Ferramenta Didática para Auxílio na Disciplina Empreendedor em Informática
 
Introdução:
Segundo Pereira ([PER1996]), todas as realizações humanas se constróem pela ação empreendedora de pessoas com capacidade de agir para tornar reais seus sonhos. Para fazerem seus sonhos, visões, idéias e projetos se transformarem em realidade, estes empreendedores utilizam a própria capacidade de combinar recursos produtivos – capital, matéria-prima e trabalho – para realizar obras, fabricar produtos e prestar serviços destinados a satisfazer necessidades de pessoas. Pereira ([PER1996]) define ainda que, tal como foi nos tempos primitivos, quando o homem das cavernas descobriu como moldar o barro, trabalhando a argila e fabricando os primeiros utensílios de cerâmica, a ação empreendedora do homem lhe possibilitou intervir, transformar e dominar o meio ambiente criando e inovando, avançando sempre em busca de novos níveis de produção e de qualidade de vida. Foi a manifestação e exercício desta ação, que fez a humanidade perpetuar-se e, por isso, renascer continuamente em nosso meio. Para Tofler ([TOF1980]), as grandes ondas de mudanças da sociedade se dividem em três: Primeira Onda (sociedade agrícola); Segunda Onda (sociedade industrial); Terceira Onda (Sociedade da Informação). Está-se vivenciando a Terceira Onda, a sociedade da informação. Nela sistematiza-se a produção do conhecimento e amplia-se o potencial de nossos cérebros. Para usar uma metáfora industrial, produzi-se agora o conhecimento, a informação, em massa, e essa informação é a força que move a economia. De acordo com Dalfovo ([DAL1999]), existe desde o segundo semestre de 1996, na Universidade Regional de Blumenau, a disciplina de Empreendedor em Informática, a qual é ministrada aos acadêmicos do 8° semestre do curso de Bacharelado em Ciências da Computação. A disciplina possui como objetivo principal, transmitir informações relativas a criação e implantação do Plano de Negócio. O mesmo Dalfovo ([DAL2000]), define que o Plano de Negócio é importante porque torna a oportunidade de negócio mais clara, explica porque ela existe e explora como se deve aproveitá-lo. O Plano de Negócio identifica, com facilidade, riscos e problemas, lucros a longo prazo, necessidades financeiras e de caixa, produtos e/ou serviços, oportunidades de mercado, métodos e técnicas de fabricação, além de proporcionar, ao empreendedor, valiosos conhecimentos e experiência profissional. Durante o amadurecimento da disciplina, desde 1996, foram criados inúmeros recursos para facilitar o aprendizado dos acadêmicos. Dentre eles, talvez o mais importante, seja a criação de uma Home Page (http://www.inf.furb.rct-sc.br/~dalfovo/Empreendedor/emp01.htm) da disciplina, onde o objetivo principal é divulgar e disponibilizar os arquivos textos e apresentações, bem como, aplicar alguns testes voltados ao empreendedor e demonstrar exemplos dos Planos de Negócios.