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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernando Antonio de Lima
Título: Protótipo de um Sistema de Informações Executivas com Módulo Inteligente
 
Introdução:
A Indústria Têxtil é uma ramo altamente automatizado e que possui grande competitividade. A partir da década de 90 com a abertura do mercado e a globalização, os produtos importados passaram a entrar no Brasil de forma avassaladora ganhando relevante fatia do mercado, já que nosso parque fabril possui grande defasagem tecnológica e nossos executivos utilizam um modelo de gestão empresarial arcaico e ultrapassado, com isso, vindo a não conseguir competir com os produtos estrangeiros. Em consequência a isto algumas empresas Têxteis no Vale do Itajaí estão passando por dificuldades. O Vale do Itajaí destaca-se como um polo Têxtil, devido o grande número de empresas Têxteis que se concentram na região, buscando, as mesmas, os benefícios da mão de obra qualificada e a facilidade de estar numa região têxtil. Essas empresas vem buscando as facilidades e os benefícios que os sistemas de trabalho computadorizados oferecem em prol de sua própria organização interna e de melhor atendimento aos seus clientes. Com a rápida evolução e mudanças tecnológicas é fundamental que os executivos tenham grande versatilidade em suas decisões, mas para isso é necessário que o mesmo tenha em mãos informações precisas e atualizadas. Os Sistemas de Informação surgiram como uma forma de manter o executivo preparado, com visão integrada de todas as áreas da empresa, isto sem gastar muito tempo ou requerer do mesmo um conhecimento aprofundado de cada área. A utilização de um sistema de informação pode vir a facilitar o executivo no processo decisório com a obtenção de dados estrategicamente escolhidos e de conteúdos relevantes para qualquer nível e tamanho da empresa [BIN94]. As informações estratégicas de concorrentes diretos é de grande valia para o executivo, pois a partir destas informações ele poderá traçar suas estratégias se diferenciando dos concorrentes. A necessidade de um Sistema de Informações Estratégicas nas pequenas e médias empresas têxteis, surgiu devido ao grande e crescente volume de informações que a organização possui, e também, devido às dificuldades pela qual estão passando. A utilização de técnicas de sistemas especialistas em um EIS traz grandes vantagens ao executivo, pois a partir de regras já previamente definidas, por ele mesmo ou por outros especialistas no assunto, ele pode ter uma idéia de qual caminho tomar na tomada de decisões. Com o EIS fornecendo todas as informações estratégicas e também já propiciando uma visão das decisões a empresa tem um grande diferencial em relação aos concorrentes, pois seus executivos podem toma decisões mais rápidas e neste mundo globalizado, mais do que nunca, tempo é dinheiro. De acordo com [DAV98], todas as empresas precisam ser informadas sobre o que acontece a seu redor: de que os consumidores necessitam, o que os concorrentes tentam realizar, etc.. Uma grande parte do volume informacional interno da empresa refere-se ao ambiente externo dos negócios. Esta falta de informações sobre o que acontece ao redor da empresa, leva muitas vezes o executivo a tomar decisões erradas e ou precipitadas, pois se ele não possui informações sobre o que os consumidores necessitam, ou o que os concorrentes estão fazendo, por exemplo, ele não possui parâmetros para validar suas decisões, podendo assim, trazer grandes prejuízos para a empresa. Durante contatos com professores e profissionais da área de negócios, constatou-se que uma das dificuldades encontradas pelos executivos era ter em mãos, num tempo hábil, informações sobre o mercado, sobre o que acontece fora da empresa. Surgiu assim a idéia de construir um protótipo de um Sistema de Informações Estratégicas (EIS) totalmente voltado para o ambiente externo da empresa, suprindo assim esta carência de informações dos executivos.