Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cristiano Freese
Título: Protótipo de um Computador de Bordo automotivo Baseado em Pc Linux
 
Introdução:
Pessoas que utilizam freqüentemente veículos para trabalhar, principalmente aqueles que realizam longas viagens, sentem-se muito desgastados ao final de suas viagens. Uma forma de amenizar este desgaste, seria com a obtenção de recursos de entretenimento e informações ambientais e de segurança no trânsito ao motorista, dados obtidos por um sistema computacional embarcado, conhecido como computador de bordo.
Segundo JcOnline (1999), os computadores de bordo funcionam por meio de sensores eletrônicos e vem sendo aplicado com cada vez mais freqüência, não só em veículos pequenos, mas também em veículos médios e grandes e tem como objetivo principal fornecer recursos que auxiliem na dirigibilidade e condução dos mesmos, através de consulta visual a informações específicas e gerais como temperatura, data e hora, velocidade, nível de óleo, nível de combustível, sensor de estacionamento e outros.
Atualmente, automóveis já dispõem de computadores de bordo capazes de controlar vários subsistemas do veículo e informar o estado geral de certos sistemas ao motorista (através de luzes no painel) e aos mecânicos através de conexões a computadores especiais. Estes sistemas possuem diversas particularidades, como exemplo, o fato de já virem instalados originalmente nos veículos, atendendo a necessidades específicas previamente mencionadas. Devido a automatização dos processos de fabricação, atualmente os veículos possuem uma padronização de forma que até versões intermediárias de veículos possuam suporte para os computadores de bordo originais, caso seja requerido.
Os avanços rápidos e contínuos na eletrônica e tecnologia da computação são um grande elemento impulsionador dos novos conceitos em controle de tráfego viário. “Veículos com computadores de bordo e comunicadores poderão receber do controle de trânsito central instruções sobre o melhor caminho até o destino final. O computador de bordo também poderá informar ao computador central o seu tempo de viagem e velocidade para ser usado como parte da informação a ser processada. Em sistemas ainda mais avançados, a temporização dos semáforos será coordenada instantaneamente pelas informações recebidas dos veículos próximos\' (ABRAMCET, 2002).
Existem também os computadores de bordo comerciais, que focam a sua atuação principalmente em outras particularidades de um veículo, como por exemplo, o controle de uma frota de veículos de uma empresa, registrando excessos de velocidade, má condução, desgaste excessivo dos freios, etc ... com comunicação via satélite com a empresa proprietária do mesmo. Estes modelos de computador de bordo, possuem recursos de comunicação distintos, dentre os quais o GPS, tornou-se o mais popular. O novo desafio está sendo implementar um servidor web dentro do computador de bordo de forma totalmente embarcada.
Além de todos os detalhes abordados, acrescentam-se ainda funções de entretenimento com recursos multimídia, tais como, players de MP3, DVD, VCD interligados a displays LCD TFT de alta resolução.
O sistema proposto neste trabalho visa agregar funcionalidades dos computadores de bordo originais e comerciais com recursos multimídia, principalmente pelo fato do mesmo trabalhar com o conceito de compressão de áudio no formato MP3, substituindo os tradicionais CD Players, principalmente devido a capacidade de armazenamento e gerenciamento das músicas.
Além deste recurso o sistema possui a indicação de data e hora, temperatura ambiente e interna, controle de velocidade do veículo com registro de excessos (tacógrafo) e monitoramento de carga da bateria para evitar que o veículo fique sem ignição, devido principalmente á utilização da função MP3 com o veículo desligado. O sistema tem um funcionamento compartilhado por uma interface com hardware microcontrolado e um PC rodando o sistema operacional Linux. A utilização do sistema operacional Linux para o PC atribui-se pelo fato de que o mesmo arquiteturalmente, é bastante estável e seguro, segundo Anunciação (1999, p.34), além de ser freeware.
Este sistema nos permite utilizar diversos conceitos e áreas de conhecimento da computação, destacando-se arquitetura de hardware com microcontroladores e computadores pessoais (PC), comunicação de dados serial RS232, infravermelho Norma RC5 e FTP, sistema operacional Linux e integração das linguagens de programação Basic, C e ambiente de desenvolvimento Delphi.
Este trabalho visa também demonstrar uma nova tecnologia de placas-mãe denominado Mini-ITX, que representa um novo formato no segmento, criado pela Via Technologies, que possui alta integração de periféricos, baixo consumo de energia, baixo custo, tamanho extremamente reduzido (170x170mm) e é ideal para aplicações embarcadas (VIA, 2002).