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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Joel Alexandre Darós
Título: Interfaces de Desenvolvimento de aplicações para Tv Digital Baseado no Middleware MHP
 
Introdução:
Nos últimos anos, o modo como as pessoas assistem, interagem e produzem mídia em televisão passa por um estágio de grande evolução. Ainda que tal fenômeno não seja marcante no Brasil, sistemas de TV com transmissão digital e interativos são realidade nos EUA, Japão e muitos países europeus. Os aprimoramentos, tanto para produtores quanto para espectadores de TV Digital, são numerosos, tais como imagem e som com padrão superior, transmissão em wide-screen, mais espaço de freqüência para transmissão, e principalmente interatividade e uma realidade que aproxima ainda mais a TV de outros sistemas de informação, como a Internet.
Segundo Bezerra (2004), poucas tecnologias foram tão aguardadas no ambiente mundial de consumo como a televisão digital. Em um momento inicial, seria o fato tão prometido e esperado da convergência entre duas das mais fantásticas invenções do homem: a televisão e o computador. Seria o nascimento de um super terminal de lazer e serviços on-line, interativo e pessoal.
Além de melhoria na qualidade da imagem e som digital, o telespectador teria contato com a mais potencial e interessante característica da transmissão digital: os serviços interativos. Através de canais de retorno, é possível ao telespectador ter uma variedade de serviços como: guias de programação eletrônica, vídeo sob demanda, TV chat, TV banking, home shopping, jogos, entre outros.
O advento dos mecanismos de transmissão de conteúdo televisivo por meio de sinais digitais promete modificar a forma pela qual as pessoas assistirão a programas de televisão nas próximas décadas. O motivo pelo qual esta modificação se processará deve-se à forte tendência em expandir o paradigma de televisão digital para a televisão aberta, atualmente analógica em sua totalidade no Brasil. A migração da televisão analógica para a televisão digital dar-se-á por meio de novos equipamentos que vêm sendo desenvolvidos e até mesmo de equipamentos “adaptadores”, como os chamados set-top box (STB), responsáveis por converter sinais digitais em analógicos capazes de serem interpretados pelos aparelhos de TV atuais.
Segundo Morris (2002), atualmente os três principais padrões de televisão digital são: o europeu denominado de Digital Video Broadcasting (DVB), o norte-americano Advanced Television Systems Committee (ATSC) e o padrão japonês Integrated Services Digital Broadcasting (ISDB).
Dentro do padrão DVB, existe o middleware Multimedia Home Plataform (MHP) que define um conjunto de tecnologias para aplicações interativas digitais. O MHP visa adaptar a Internet à televisão digital, provendo assim, conteúdo interativo digital no terminal do usuário. MHP possui dois tipos de aplicações: DVB-HTML e DVB-J, sendo a última a mais popular. Esta é escrita em Java usando um conjunto de Application Program Interfaces (API) definidas pelo MHP. As aplicações DVB-J são também chamadas de Xlets.
Xlets não são aplicativos Java convencionais. Xlets assemelham seu comportamento ao de applets web, pois possuem seu ciclo de vida bem definido e controlado pelo gerenciador de aplicações do middleware. O xlet é um tipo de aplicação construída para ser enviada através de data broadcasting e executar de forma interoperável em todos os dispositivos ligados a uma rede de TV digital.
Neste trabalho procura-se mostrar um dos principais padrões abertos para TV interativa e digital em desenvolvimento no mundo. Mais especificamente estudar o middleware MHP que compõe o padrão DVB de forma descritiva relacionada à concepção de suas especificações técnicas.
Além disso, serão exibidos aspectos e evolução da arquitetura, principais funcionalidades e aplicações e como é possível construir serviços e aplicativos interativos com as tecnologias disponibilizadas hoje no mercado para TV digital.
Utilizar-se-á o desenvolvimento de uma aplicação xlet de comércio eletrônico voltada a esta plataforma, de forma a simular o funcionamento de um serviço sendo executado em um STB, utilizando os recursos da API Java TV de forma que o usuário possa interagir através de um simulador como se estivesse em frente a uma TV digital efetuando uma compra pelo controle remoto de sua TV.