Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Joel Alexandre Darós
Título: Interfaces de Desenvolvimento de aplicações para Tv Digital Baseado no Middleware MHP
 
Conclusão:
O trabalho cumpriu seu propósito no sentido de fornecer uma preparação básica sobre os conceitos básicos da tecnologia de TV digital e os aspectos de desenvolvimento de aplicações para esse tipo de sistema pelo qual foi proposto.
A API Java TV é o primeiro passo que a Sun está dando em relação à TV digital rumo a um modelo sólido, seguro e principalmente independente de plataforma. Provendo uma série de funcionalidades, o Java TV foi estendido por diversos órgãos internacionais de padronização de TV digital, como MHP por exemplo, adicionando novos recursos e novas APIs. O Java TV serviu como alicerce para criação de muitos padrões existentes hoje, e tem uma relação muito forte com o middleware MHP. Infelizmente sua documentação é extremamente escassa, falta bibliografia, suporte, e principalmente exemplos práticos de seu funcionamento.
Os ambientes de simulação são muito importantes para a validação afim de por em prática os conceitos estudados. Através deles consegue-se simular o funcionamento quase que real da aplicação desenvolvida sem a necessidade da aquisição de caros equipamentos de hardware. Os atuais simuladores infelizmente ainda não implementam a especificação do MHP em sua totalidade. Algumas funcionalidades por serem extremamente complexas ainda não foram adicionadas, prejudicando em partes uma expansão maior nos itens estudados e um atraso na estabilização de um ambiente que viabilizasse o maior número de recursos possíveis. O simulador XletView, tido como um dos projetos mais difundidos e ativos no momento, e com maior número de recursos implementados da especificação MHP, ainda é muito deficiente em documentação. O simulador da Espial mostrou-se o mais simples e prático ambiente de testes para o middleware MHP. Além de possuir uma ampla documentação sobre seu funcionamento, o mesmo possui uma infinidade de APIs já desenvolvidas e documentadas, facilitando assim o desenvolvimento de aplicações simuladas neste ambiente.
Fica evidente o grande potencial de interatividade e diversificação de conteúdo que propõe a TV digital. Cumprindo o objetivo do trabalho, conclui-se que todas estas tecnologias e padrões são de extrema importância no desenvolvimento de aplicações e contribuem objetivamente para o estudo e entendimento de como funciona o background do desenvolvimento, concepção e funcionamento de um aplicativo baseado em um padrão de middleware para TV digital.