Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cristiano Rossetto
Título: Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis Utilizando MIDP: Implementação do Jogo Tetris
 
Introdução:
Com a enorme quantidade de dispositivos móveis, principalmente celulares, que suportam a tecnologia Java, a procura por jogos para esses “brinquedos modernos” vem crescendo de forma exponencial. Segundo o Jornal da Globo (2004) o mercado mundial de jogos cresce a uma velocidade de 25% ao ano. No Brasil, estima-se que o faturamento anual seja de aproximadamente 100 milhões de reais. Jogos para dispositivos móveis, como celulares, costumam ser bem mais simples que jogos para PC’s ou consoles atuais, cuja criação muitas vezes exige investimentos de milhões de dólares, equipes de dezenas de pessoas e anos de trabalho (SABINO, 2003). Devido às limitações de hardware destes aparelhos, os jogos tendem a ser menos complexos, tornando-se possível o desenvolvimento de um jogo por equipes pequenas e com um custo muito menor. Entretanto, desenvolver um jogo não é uma tarefa trivial, pois envolve o conhecimento de diversas áreas da computação. Em ambientes restritos, com limitações de memória e processamento, esta tarefa é ainda mais difícil, uma vez que operações como detecções de colisão, animação de sprites e renderização, são necessárias na maioria dos jogos. Pode se desenvolver jogos para dispositivos móveis usando várias tecnologias. As mais usuais segundo Almeida, Loureiro e Nogueira (2005) são: Binary Runtime Enviroment for Wireless (BREW), Execution Engine (ExEn), Mophun e Java 2 Micro Edition (J2ME). Entre elas, J2ME se destaca sendo a plataforma mais suportada por dispositivos móveis no mercado. Como será visto em maiores detalhes neste trabalho, J2ME possui várias extensões, ou API’s, cada uma voltada para um certo grupo de aparelhos eletrônicos. Entre elas a Mobile Information Device Profile (MIDP) é a principal e mais difundida, pois é neste grupo que se encontram a maioria dos aparelhos de telefone celular. Portanto, será abordada neste trabalho a tecnologia necessária para o desenvolvimento completo de um jogo multiplataforma para dispositivos móveis, mais especificamente para dispositivos que implementam o MIDP na versão 2.0. Também serão apontados os principais problemas no desenvolvimento de jogos multiplataforma e as técnicas aplicadas para a solução dos mesmos, desde o projeto até a instalação, e como exemplo é desenvolvido um estudo de caso baseado no jogo Tetris.