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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Cristiano Rossetto
Título: Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis Utilizando MIDP: Implementação do Jogo Tetris
 
Conclusão:
Através das diversas tecnologias citadas neste trabalho, voltadas para o desenvolvimento de jogos e aplicações para dispositivos móveis, algumas ainda muito recentes, pode-se concluir que este é um mercado em expansão e com grande potencial para o desenvolvimento de aplicações, sobretudo jogos. O presente trabalho mostrou os maiores desafios no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, como limitações de hardware, problemas de interação com o jogador e diferenças entre dispositivos. Mesmo com essas dificuldades, é possível desenvolver um jogo completamente portável, simples e mesmo assim muito atraente, como foi o caso do jogo desenvolvido. A arquitetura MVC sob a qual o jogo foi desenvolvido, é mais trabalhosa, pois, seria mais prático fazer todo o modelo ligado à interface, como tem sido feito tradicionalmente no desenvolvimento dos jogos. Entretanto, verificou-se que esta arquitetura permite maiores vantagens como: portabilidade, escalabilidade e manutenibilidade. Pois, a medida que a complexidade do jogo aumenta, fatores como esses são imprescindíveis. O trabalho também contribuiu apresentando as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de um jogo, desde a fase de projeto até a implantação, verificando que elas atendem as necessidades do desenvolvedor e ainda possuem a vantagem de serem todas gratuitas. A metodologia UML também demonstrou-se adequada para a especificação do jogo. O projeto completo do jogo foi publicado em dois importantes fóruns da tecnologia Java nacionais, são eles Portal Java (PORTALJAVA, 2005) e Java Free (JAVAFREE, 2005). Possibilitando assim que outros desenvolvedores que se interessam por essa tecnologia, aprendam com esta experiência e possam dar continuidade ao trabalho. Estudos mais específicos sobre a tecnologia J2ME foram realizados durante o desenvolvimento deste trabalho. Esta tecnologia demonstrou ser muito interessante e adequada para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. Foram desenvolvidas e aplicadas diversas técnicas de desenvolvimento de jogos, tais como, renderização em diferentes tipos de displays, efeitos de sombra nos desenhos, efeitos sonoros, entre outros, contribuindo desta forma, para futuras pesquisas nesta área. Pode-se dizer então, que o trabalho atingiu seus objetivos.