Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Tiago Conceição
Título: Avaliação da Migração de uma Aplicação Delphi 7 (Win32) para Delphi 8 (Microsoft .Net)
 
Introdução:
O acompanhamento das tendências tecnológicas na área de informática é um ponto vital para as empresas desenvolvedoras de softwares. A cada dia surgem novas tecnologias como, por exemplo, Microsoft .NET e Java 2 Enterprise Edition (J2EE), que se propõem a ser arquiteturas modernas para o desenvolvimento de software.
Esta dinâmica na oferta de tecnologia tem gerado grandes desafios para as empresas desenvolvedoras de software, pois se por um lado elas já têm sistemas desenvolvidos em tecnologias atuais, por outro lado manter os sistemas dentro dessas tecnologias pode defasá-los muito rapidamente.
Assim, neste trabalho pretende-se avaliar o impacto destas novas tecnologias, especificamente para o ambiente Delphi, que, a partir da versão 8, optou claramente por incorporar as características da plataforma .NET.
A plataforma .NET tem a proposta de proporcionar um ambiente de desenvolvimento avançado, disponibilizando recursos poderosos para uso dos desenvolvedores. Para isso, a Microsoft unificou todas as soluções de desenvolvimento dela nessa nova plataforma, além de melhorar bastante os recursos oferecidos. Pode-se dizer que o .NET Framework disponibiliza um ambiente de desenvolvimento multi-plataforma (em relação ao sistema operacional), multi-linguagem, orientada a objetos, e com uma grande e eficiente biblioteca de classes (D’ Angelo, 2003b).
A Borland lançou o Delphi para .NET, para permitir que os desenvolvedores pudessem usar imediatamente suas habilidades com a estrutura e linguagem Delphi e aproveitar a maior parte dos investimentos prévios em código fonte de aplicação Delphi para começar a desenvolver aplicações para a plataforma .NET. O Delphi simplificou a migração de aplicações Win32 para a .NET de seus usuários de versões anteriores, tornando-se, assim, uma ferramenta de desenvolvimento competitiva na plataforma .NET (BORLAND, 2003b). Nesta nova versão do Delphi passou a ser possível o desenvolvimento de aplicações ASP.NET, permitindo construir serviços WEB XML e aplicações HTML dinâmicas de servidor, ou seja, as páginas HTML não estão prontas no servidor, mas elas são criadas dinamicamente pelas aplicações e serviços WEB.
Para aplicativos Desktop, existem extensões denominadas \'Windows Forms\', que são APIs utilizadas para se desenvolver o layout das telas do aplicativo. No caso de aplicações WEB (ASP.NET), por exemplo, essas APIs não são utilizadas. No entanto, existem APIs de auxílio no desenvolvimento de aplicações WEB denominadas WEBFORMS e WEBCONTROLS (D’ Angelo, 2003a).
Neste sentido, o presente trabalho visa desenvolver uma aplicação para a plataforma Microsoft Win32 usando o Delphi 7 e migrar esta aplicação para a plataforma Microsoft .NET usando o Delphi 8, a fim de avaliar o impacto dessa mudança tecnológica. Logo após a migração, será demonstrada uma avaliação comparativa de performance das aplicações geradas.
A aplicação desenvolvida para esta avaliação é um controlador de Solicitações para Programação e Análise (SEPA) para empresas desenvolvedoras de software.