Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Tiago Conceição
Título: Avaliação da Migração de uma Aplicação Delphi 7 (Win32) para Delphi 8 (Microsoft .Net)
 
Conclusão:
Esse trabalho apresentou o processo de migração de uma aplicação de Win32 para .NET e o comparativo de performance do sistema nas diferentes plataformas.
O sistema SEPA desenvolvido para este trabalho mostrou-se apropriado para avaliar esse processo de migração, pois apresenta várias características presentes em sistemas mais complexos, tais como: operações básicas de gerenciamento dos dados em um banco de dados, uso de chaves primária e estrangeira contendo campos simples e compostos, relatórios, consultas entre outros. Com o sistema desenvolvido foi possível alcançar todos os objetivos inicialmente pré-estabelecidos.
Este trabalho permitiu verificar que de fato o processo de migração de Delphi Win32 para Delphi .NET não é uma tarefa complexa. Para compilar a aplicação no Delphi 8, por exemplo, foram necessárias poucas modificações no código fonte. Como maior desafio para esse processo encontrou-se a dificuldade de descobrir as causas dos erros ocorridos tanto na compilação quanto na execução e a carência de documentação relativa a estes erros.
O comparativo permitiu verificar que, nas condições de teste apresentadas, a diferença de performance entre as aplicações foi significativa, chegando em alguns casos ser até 4 vezes mais lenta a versão .NET em relação a versão Win32, sendo este um aspecto relevante a ser avaliado na hora de migrar uma aplicação.
Entretanto, é importante considerar não apenas a performance como um fator determinante para a migração, mas também outros aspectos tais como: a portabilidade em diferentes plataformas, a atualização tecnológica e a conectividade com diferentes linguagens.
Neste sentido, o .NET contempla de modo mais eficiente esses aspectos do que as aplicações Win32 uma vez que ele já foi concebido como uma plataforma de desenvolvimento com essas características.
Assim, a migração dos sistemas Delphi Win32 para Delphi .NET pode ser uma boa opção para os desenvolvedores que desejam aproveitar tanto o seu conhecimento na linguagem Delphi como também o seu código fonte atual alçando a um novo patamar de atualização tecnológica.