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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Arnoldo Uber Junior
Título: Classes Automation Ole para Reconhecimento de Fala Através da Rede Neural RBF-Fuzzy Artmap
 
Introdução:
Com o passar do tempo, a informática foi se aperfeiçoando cada vez mais, ao ponto de facilitar muitas atividades diárias do ser humano, e até mesmo, tornar-se indispensável para realizar algumas tarefas (Bruns, 1995). Os computadores ficaram mais populares em muitas partes da sociedade, tornando-se claro que a maioria das pessoas possuem grande dificuldade de aprendizado em utilizá-los, principalmente caso não tenham nenhum conhecimento em informática. Os usuários têm dificuldades para a manipulação dos programas e precisam aprender comandos que para eles não tem significado algum para poderem usufruir de seus softwares. Além disso, essa interação homem - computador é feita lentamente, por meio de teclados ou mouses. Torna-se quase evidente que é preciso de um método mais rápido para fazer esta interação, sendo então proposto utilizar um software que reconheça a fala do usuário. Desta forma o usuário poderá interagir com seu computador através de comandos de fala. Há pouco tempo, a maioria das pessoas dificilmente imaginaria que em algum dia seria possível fazer com que palavras faladas por um ser humano pudessem ser interpretadas por um computador. Mesmo porque tanto o hardware, como os softwares existentes em tal época, eram muito mais deficientes e pobres em tecnologia. Realizaram-se estudos, desenvolveram-se novas técnicas, aprofundaram-se os conhecimentos. Houve uma evolução e um aperfeiçoamento na informática. Os computadores e os sistemas tornaram-se mais complexos e observou-se que tais sistemas poderiam ser muito mais expandidos caso fosse utilizada a fala humana como meio de entrada e saída (Shapiro, 1987 apud Klabunde, 1996). Muitas pesquisas realizadas para o reconhecimento de padrões, entre eles o reconhecimento de fala, estão direcionadas para o uso de Redes Neurais Artificiais (RNA), que são sistemas computacionais de implementação em hardware ou software que imitam as habilidades computacionais do sistema nervoso biológico, usando um grande número de simples neurônios artificiais interconectados (Loesch, 1996). Contudo, não faz parte do cotidiano dos desenvolvedores de software a implementação de RNA e seu uso em diversos aplicativos. Assim, pretende-se fazer com que um desenvolvedor (chamado aqui de usuário) possa incorporar classes de RNA de forma simples em sua aplicação, utilizando a tecnologia Automation Object Linking and Embedding (OLE). Este trabalho tem como objetivo facilitar a utilização de redes neurais artificiais (RNA) para reconhecimento de fala no desenvolvimento de software, possibilitando ao desenvolvedor treinar uma rede com as características desejadas. Neste trabalho será utilizada a RNA Rede de Funções com Base Radial (RBF) Fuzzy Artmap (Tontini, 1995). Após treinada a RNA, o desenvolvedor irá gerar a base de conhecimento resultante do treinamento da RNA na ferramenta que será criada, e através de uma interface Automation OLE, incorporar está tecnologia em seus aplicativos, que acionarão a RNA, quando necessitarem. Para demonstrar: a utilização da ferramenta criada, o desenvolvimento utilizando as classes resultantes deste trabalho de pesquisa, a interface em aplicativo e o reconhecimento de fala em si, será desenvolvido um aplicativo exemplo utilizando as tecnologias envolvidas, que responderá a comandos de fala, sendo os números de 0 (zero) a 9 (nove), desempenhando funções apenas demonstrativas. Será utilizado para o desenvolvimento deste, o conhecimento e experiência relatados nos trabalhos de pesquisa que já realizaram implementações de RNA para o reconhecimento da fala de Bruns (1995), Starke (1996), Fischer (1999) e Klabunde (1996). Para o desenvolvimento da ferramenta, objetos Automation OLE e aplicativo exemplo será utilizada a linguagem de modelagem orientada à objetos UML (Unified Modeling Language). Será tomado como ambiente de desenvolvimento o Delphi, utilizando-se de Object Pascal como linguagem de programação, não esquecendo da utilização das APIs do Sistema Operacional Windows 2000 e da utilização de Automation OLE para possibilitar portabilidade e por ser crescente a sua aceitação nos ambientes e linguagens existentes atualmente.