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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Karly Schubert Vargas
Título: Ferramenta para Apoio Ao Ensino de Introdução à Programação
 
Introdução:
O ensino de programação é essencial na grade curricular de um curso de ciência da computação, sendo considerado a base para o entendimento computacional. O ensino de programação acontece em várias disciplinas, específicas ou não sobre o assunto, sendo a primeira delas Introdução à Programação (ou nome similar), em geral oferecida no 1º semestre. Essa disciplina normalmente aborda os princípios da lógica de programação, objetivando que o aluno desenvolva a capacidade de análise e resolução de problemas descrevendo-os através de algoritmos. Segundo as diretrizes curriculares do MEC (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 1999, p.6), “O desenvolvimento de algoritmos, juntamente com o estudo de estruturas de dados deve receber especial atenção na abordagem do tema programação.” Este processo de ensino apresenta dois grandes desafios. O primeiro é despertar a criatividade necessária para o desenvolvimento de soluções computacionais para os problemas. O segundo é representar a solução usando lógica de programação. A forma usada para representar um algoritmo é variada, podendo destacar-se fluxograma e Portugol. Conforme Saliba (1994, p. 3), o fluxograma faz uso de símbolos geométricos que representam as estruturas de um programa. Estes símbolos são conectados por arestas dirigidas que fornecem a seqüência de execução. Já o Portugol é uma linguagem que permite representar um algoritmo fazendo uso da língua portuguesa. Através de estruturas básicas (seqüência, seleção ou repetição), é possível construir programas usando uma sintaxe que se aproxima das linguagens de programação usuais. No entanto, independente da forma escolhida, em geral, a descrição do algoritmo é feita no papel. Aliados à dificuldade para representar o algoritmo e ao uso do papel, surgem questionamentos do tipo: Por que a solução proposta não é adequada? Qual o “caminho” que a solução proposta está seguindo? Estes questionamentos estão ligados ao fato de que a lógica de programação apresenta um grau de abstração inicial grande, pois muitas vezes o aluno não consegue visualizar o que aconteceria se a solução por ele proposta fosse executada em um computador. Tendo em vista o problema apresentado, este trabalho descreve a implementação de uma ferramenta, utilizando a representação Portugol, para dar apoio ao ensino de introdução à programação, permitindo o desenvolvimento de algoritmos em uma linguagem de programação estruturada e em português. Na construção da ferramenta são utilizados padrões de qualidade para software educacional apresentados por Campos (1994, p. 121-122), que sugere a necessidade de mensagens de erro adequadas, de acesso a instruções sobre o uso da ferramenta (ajuda), de adequação ao currículo do curso, entre outras recomendações.