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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Karly Schubert Vargas
Título: Ferramenta para Apoio Ao Ensino de Introdução à Programação
 
Conclusão:
O ensino de programação é um dos grandes desafios na área de ensino de computação, visto que a dificuldade encontrada pelos alunos é bastante elevada. É essencial o desenvolvimento de ferramentas que busquem despertar o interesse do aluno, assim como facilitar o entendimento da lógica de programação. Por este motivo, foi desenvolvida a ferramenta para auxiliar no ensino de introdução à programação. A ferramenta é um ambiente interativo de aprendizagem. É importante que este tipo de ferramenta seja desenvolvido de forma personalizada para cada curso, uma vez que as formas usadas para representar algoritmos são diversificadas. Assim, a ferramenta foi desenvolvida com base na sintaxe utilizada para construção de algoritmos pelo professor da disciplina de Introdução à Programação do curso de Ciências da Computação da FURB. Portanto, a linguagem especificada é imperativa, estruturada e em português. Para facilitar o entendimento da lógica de programação, os algoritmos podem ser executados passo a passo com opção para verificar o conteúdo das variáveis declaradas. Além disso, foi implementada detecção de erros para fornecer um diagnóstico do(s) problema(s) encontrado(s) no algoritmo, indicando o local onde está o erro bem como uma possível solução para o mesmo. Foram tratados erros como: símbolos léxicos incorretos, construções sintáticas inválidas, variáveis declaradas e não utilizadas, variáveis não inicializadas, entre outros. E ainda, procurando facilitar o uso da ferramenta por parte do aluno, foram empregados padrões de qualidade para a construção de softwares educacionais. Com base na avaliação da ferramenta feita pelos alunos e pelo professor da disciplina, pode-se afirmar que os objetivos estabelecidos foram atendidos. Com o estudo feito para a elaboração deste trabalho conclui-se que é importante o uso de ferramentas adequadas ao ensino de determinado assunto, pois permitem experiências que não são possíveis em sala de aula. Especificamente, o ensino de lógica de programação deve ser independente de se utilizar esta ou aquela linguagem. Deve ser dada ênfase na construção de algoritmos, etapa tão necessária para o desenvolvimento passo a passo da solução de um problema. Nesse sentido, o uso da ferramenta desenvolvida permite que o aluno visualize o que acontece quando a solução proposta por ele é executada em um computador, o que facilita no entendimento da lógica do algoritmo. No desenvolvimento foram utilizadas diversas ferramentas. O GALS, em virtude de sua facilidade de uso, simplificou o processo de implementação dos analisadores léxico e sintático. O uso do Borland Delphi 7.0 proporcionou a construção da interface de modo simples, auxiliando no cumprimento dos critérios de qualidade.