Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Geferson Bertholdi
Título: Editor Gráfico de Ruas para o Sistema de Controle de Tráfego de Automóveis em uma Malha Rodoviária Urbana
 
Introdução:
As facilidades atuais para aquisição de um automóvel, a falta de planejamento dos sistemas viários da maioria das cidades brasileiras e a ineficiência de semáforos mal ajustados colaboraram para o surgimento dos sistemas de controle de tráfego, que têm como objetivo principal customizar o sistema viário existente, abolindo semáforos e utilizando sensores nos veículos, de forma que o trânsito possa se moldar dinamicamente, evitando assim os engarrafamentos (SINCMOBIL, 2003).
No primeiro semestre de 2004 foi desenvolvido um sistema que simula o tráfego de veículos em uma área urbana por Jocemar J. Freire (FREIRE, 2004). O software possibilita escolher uma malha rodoviária e a partir dela, definir-se a velocidade e a quantidade de veículos que trafegarão, auxiliando na identificação de possíveis problemas no tráfego, como por exemplo o congestionamento viário. No sistema, os veículos são conduzidos de forma automática (sem condutor). Na malha projetada foram abolidos semáforos.
Uma das principais dificuldades do software, que inclusive foi sugerida como continuação do trabalho desenvolvido por Freire, é a especificação da malha rodoviária. Esta especificação é feita digitando-se as informações através de um editor genérico para texto, sendo o arquivo armazenado em formato txt. Todas as informações inerentes são calculadas manualmente, tornando o processo trabalhoso e aumentando a probabilidade de inconsistências na formatação do layout previamente definido para o Sistema de Controle de Tráfego de Veículos.
Visto o acima descrito, este trabalho descreve o desenvolvimento de um editor gráfico para auxiliar na modelagem de uma malha viária para o sitema proposto em Freire (2004).
O software editor foi desenvolvido com o intuito de facilitar a modelagem da malha rodoviária urbana, fazendo uso do mouse como principal ferramenta de interação do usuário com o software. Quanto maior a similaridade do sistema com o ambiente Windows, menos tempo de treinamento será investido ao usuário para conhecer e utilizar o editor adequadamente, tornando-se simples e rápida qualquer manutenção em uma malha viária, possibilitando desta forma a simulação de trânsitos alternativos.
O Sistema faz uso da biblioteca gráfica OpenGl para visualização dos trechos e do mapa como um todo.