Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Geferson Bertholdi
Título: Editor Gráfico de Ruas para o Sistema de Controle de Tráfego de Automóveis em uma Malha Rodoviária Urbana
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de um editor gráfico de ruas para o sistema de controle de tráfego de automóveis. O ambiente de programação Delphi e a biblioteca gráfica OpenGl foram adequados para o desenvolvimento do protótipo, facilitando principalmente o desenho das primitivas geométricas.
Uma das principais desvantagens do uso da biblioteca OpenGl é a performance da aplicação à partir de um determinado número de trechos criados na malha, necessitando alguns requisitos mínimos de hardware, já sugeridos para a utilização adequada da aplicação. Isto acontece porque as trechos são todos recalculados e redesenhados na tela à cada alteração feita pelo usuário.
O protótipo desenvolvido utiliza-se do mouse como principal ferramenta de trabalho, tornando-o de fácil entendimento e manuseio. O usuário pode confeccionar o mapa da malha viária através da criação de trechos individuais simples, informando uma série de configurações, como largura da via, mão de direção, direções que um carro pode seguir, entre outros.
As informações geradas pelo editor, quando salvas, são guardadas em arquivo texto compatível com o software desenvolvido por Jocemar J. Freire (FREIRE, 2004), visto que este trabalho trata-se de uma sugestão do trabalho desenvolvido pelo autor acima citado. A integração de ambos os softwares à partir do arquivo gerado funcionou.
O grande desafio do trabalho foi compreender inicialmente a biblioteca OpenGl para poder manipular as figuras matematicamente utilizando conceitos de computação gráfica. A função ponto em polígono tornou-se extremamente vital para o protótipo, pela necessidade de localização do trecho no plano, pois a maioria das operações realizadas na aplicação em questão necessitam desta função.
A principal vantagem do protótipo é a facilidade de manipulação da malha viária, sem que o usuário precise intervir manualmente no arquivo texto, gerando economia de tempo gasto para executar a confecção de qualquer malha.
A principal desvantagem do protótipo é que este não funciona adequadamente quando são inseridos trechos duplos ou maiores juntamente com trechos simples. Para solucionar este problema, uma alteração explícita das propriedades do trecho deve ser feita.