Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernando Liesenberg
Título: Desenvolvimento de agentes Móveis para Monitoramento de Computadores em Rede
 
Introdução:
Segundo Lange e Oshima (1998, p. xxi), “agentes de software são programas que ajudam pessoas e agem em nome delas. Agentes funcionam permitindo as pessoas que deleguem trabalho para eles. Este é um conceito muito interessante que torna-se inclusive mais atraente quando os agentes não estão mais presos ao sistema onde eles começaram sua execução.”
Agentes móveis têm a habilidade única de transportar-se de um sistema em uma rede para outro. A habilidade de viajar permite que os agentes móveis movam-se para um sistema que contém serviços com os quais eles desejam interagir e então, tomar vantagem de estar no mesmo host ou rede que o serviço (Figura 1). FIGURA 1 – Agentes móveis viajando entre computadores
O presente trabalho consiste na utilização do paradigma de agentes móveis e na implementação de um agente móvel para fazer monitoramento de computadores em uma rede. O desenvolvimento do agente móvel será feito utilizando a linguagem Java e a especificação do protótipo será feito utilizando-se a metodologia de orientação a objetos com Unified Modeling Language (UML). O monitoramento consiste num acompanhamento do uso de recursos do sistema. No caso, sistema entende-se como ambiente o qual se deseja monitorar, ou seja, uma estação. A visualização deste monitoramento será feita através de gráficos numa estação alocada para este fim. A freqüência de monitoramento poderá ser configurada pelo usuário, definindo-se um intervalo de tempo.
O paradigma de agentes móveis é, atualmente, um dos mais importantes dentro da área de sistemas distribuídos. Essa é a motivação que deu origem a este trabalho.
Para a criação de um agente móvel é necessária uma plataforma que permita a implementação e o funcionamento destes agentes. Dentre estas plataformas citam-se SACI, Aglets, Voyager, dentre outras. As plataformas Simple Agent Communication Infraestructure (SACI) (USP, 2003) e Aglets fornecem um conjunto de serviços básicos e avançados e características para simplificar o desenvolvimento de aplicações com agentes móveis. As plataformas SACI e Aglets representam, portanto, duas importantes plataformas e são usadas no desenvolvimento do trabalho. A motivação para utilizar a plataforma SACI é devido ela ter sido desenvolvida pelo professor Jomi Hübner, da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A motivação para se utilizar a plataforma Aglets é devido ao fato de atualmente ser uma plataforma livre (free), sem custos para o usuário.