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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jocemar José Freire
Título: Simulação do controle de tráfego de automóveis em uma malha rodoviária urbana
 
Introdução:
Com o grande problema de engarrafamentos1 causado pelo tráfego de veículos automotores nas últimas décadas, houve um grande avanço no desenvolvimento de sistemas para controle de veículos em malhas rodoviárias urbanas. Segundo SincMobil (2003), projeto da Universidade Federal de Santa Catarina que visa implementar o controle de tráfego de veículos automotores através de sensores em tempo real, os sistemas de controle de tráfego já existem desde a década de 60, porém só a partir da década de 80 tornou-se viável o desenvolvimento destes, permitindo a sua proliferação.
Conforme Cetrama (2004), o gerenciamento do tráfego é uma nova técnica orientada à demanda do trânsito, podendo ter diferentes enfoques e diferentes métodos de abordagem. Exemplo de um enfoque no controle de trânsito é o problema com a temporização dos semáforos nas cidades, onde o problema pode ser abordado de várias formas, sendo estas, o sincronismo entre semáforos, mudanças na estrutura da via, construção de viadutos, entre outras. Para Carvalho (2000), os sistemas de controle de tráfego com base em tempo real podem auxiliar em um conjunto de melhorias ou tratamentos na área do trânsito urbano. Estas melhorias podem ser a amenização dos congestionamentos, mudanças nas vias para melhor fluidez do trânsito, temporização dos semáforos, entre outras mudanças benéficas no trânsito urbano.
Ainda, para a verificação da validade de melhorias propostas numa malha viária antes da sua implantação no mundo real, um simulador de trânsito torna-se útil. Para a construção de um simulador de trânsito de veículos é necessário modelar atividades que trabalhem de forma simultânea, independentes, mas que em determinados momentos comunicam-se com outras para obter ou liberar um recurso e ainda para evitar conflitos que possam ocorrer. Para modelar tal situação num ambiente de programação, processos concorrentes são empregados.
Os processos concorrentes são processos que executam duas ou mais funções. Estas funções são instruções de máquina, comandos ou subprogramas. Os processos podem concorrer fisicamente em máquinas com mais de um processador ou logicamente em máquinas mono-processável, sendo liberadas parcelas de tempo para cada processo em execução (SEBESTA, 2000, p. 468).
1 Engarrafamento são as filas ou congestionamentos causados pelos veículos automotores que circulam em uma malha rodoviária.
Com base nos fatos relatados anteriormente, desenvolveu-se um sistema para simular o tráfego de veículos em uma área urbana. O mapa ou malha rodoviária e a quantidade de veículos são pré-definidos pelo usuário do sistema. As direções dos automóveis são automatizadas, juntamente com o controle do fluxo na malha rodoviária. O sistema utiliza a biblioteca gráfica OpenGl para visualização e simulação do tráfego de veículos.