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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jocemar José Freire
Título: Simulação do controle de tráfego de automóveis em uma malha rodoviária urbana
 
Conclusão:
Este trabalho apresenta definições e técnicas sobre a biblioteca gráfica OpenGl, funções matemáticas da geometria analítica e trigonometria, normas de circulação (trânsito), processos concorrentes e trabalhos correlatos para a implementação do sistema de simulação do controle de tráfego de automóveis em uma malha rodoviária urbana.
O protótipo desenvolvido tem uma interface gráfica semelhante ao padrão “windows”, tornando-a de fácil entendimento e manuseio. O usuário pode realizar simulações no protótipo conforme sua necessidade, podendo configurar o mapa da malha rodoviária, informando uma série de condições, como mão de direção, direções que um carro pode seguir, faixa contínua e pontilhada, entre outros. O mapa é digitado em um arquivo texto.
A quantidade de carros introduzida em uma malha viária definida é informada pelo usuário, permitindo visualizar o comportamento do trânsito com quantidades variáveis de veículos. Com relação a visualização do tráfego de veículos sobre a malha rodoviária, facilmente verifica-se o comportamento do trânsito nos diversos trechos. Ainda, a malha viária não possui semáforos, sendo que para isto, os carros são conduzidos de forma automática. O controle automático de direção foi implementado para os carros. No protótipo, a direção a ser seguida por um carro é escolhida aleatoriamente.
O uso do conceito de “tempo real” no protótipo não foi usado. Os carros param instantaneamente quando não conseguem um privilégio para uso de um trecho à frente. Isto poderia ser resolvido com o uso de controle de tempo.
Foi constatada no protótipo situação de bloqueio fatal (deadlock). O bloqueio fatal pode ocorrer, por exemplo, quando a malha rodoviária possui trechos cíclicos. Tal situação poderia ser resolvida, com introdução de alguma inteligência nos carros, como por exemplo a verificação de carros parados em um trecho inicialmente escolhido.
A implementação do sistema foi feita em linguagem estruturada. As funções de desenho foram realizadas com a biblioteca gráfica OpenGl, que está incorporada (nativa) no ambiente Delphi 7.0. A implementação do sistema usando OpenGl foi um grande desafio, sendo que o desenho dos carros em movimento e da malha rodoviária foi a fase mais complexa do trabalho, porém atingida.