Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Viviane Bittencourt Rosa
Título: Sistema para Logística de Distribuição
 
Introdução:
A logística de distribuição é uma área de atividade dinâmica que trata do caminho do produto desde sua criação até sua chegada ao consumidor final. A definição da melhor rota para o transporte rodoviário de mercadorias é algo complexo, pois deve levar em consideração a capacidade do veículo, a melhor distribuição dos produtos, o menor caminho, entre outros. Uma empresa que possua diversos produtos a serem entregues em locais distintos e que disponha de alguns veículos para essas entregas tem como problema definir a melhor combinação de cargas a serem transportadas, o veículo e o melhor caminho a ser
percorrido. Por exemplo, uma empresa X possui cinco produtos para serem entregues nos municípios de Lages, Tubarão, Florianópolis e Pomerode, sendo que, para todas as entregas, deve utilizar o mesmo veículo. Uma possível solução de seqüência seria iniciar a entrega pelo município de Pomerode, seguindo, respectivamente, para Lages, Tubarão e Florianópolis.
A principal motivação para este trabalho é buscar possíveis soluções para problemas logísticos, como o apresentado acima, pois o mesmo ocorre constantemente na rotina de diversas empresas. Contudo, a resolução desse tipo de problema não é trivial. Uma forma de contornar esta complexidade é utilizar uma técnica que já tenha apresentado bons resultados em problemas semelhantes. Neste trabalho, optou-se pela utilização da técnica de Constraint Satisfaction Problem (CSP), também chamada de programação por restrições, que viabiliza a especificação e a resolução de problemas semelhantes aos aqui abordados.
Ballou (1993, p. 24) afirma que, para a maioria das empresas, nos processos logísticos, a distribuição física é a atividade mais importante. Como essa atividade é chave para a satisfação dos clientes, o uso de sistemas que a melhorem pode ser importante.
A utilização de uma técnica, como CSP para soluções de problemas logísticos também é relevante para os acadêmicos. Ao invés de utilizar a referida técnica para a solução do problema proposto, poder-se-ia desenvolver uma solução por meio de programação tradicional. Porém, em geral, essa opção resultaria em mais linhas de código, menos otimização, maior dificuldade de manutenção e maior incerteza se comparada à solução apresentada pelo sistema.