Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Viviane Bittencourt Rosa
Título: Sistema para Logística de Distribuição
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou uma introdução a CSP, tendo como enfoque principal a utilização da técnica para soluções não-distribuídas. O CSP foi modelado a partir da solução de problemas logísticos e permite definir qual a melhor seqüência das realizações das entregas para que o veículo percorra o menor caminho e não tenha a sua capacidade de carga ultrapassada.
Cada entrega ou coleta deve ser realizada em uma cidade e possui um volume e peso de carga. Para definir a melhor seqüência das entregas, foram levados em considerações os fatores da distância das cidades da entrega anterior e atual para que esse trajeto fosse minimizado; o peso e o volume das entregas foram calculados em cada instante para que nunca ultrapassasse a capacidade do veículo.
Para a realização do trabalho, utilizou-se a linguagem de programação Object Pascal, juntamente com o ambiente de desenvolvimento Delphi, sendo que todas as funcionalidades do sistema foram programadas. A geração do programa que utiliza CSP e resolve o problema logístico é feita a partir da ferramenta Delphi de onde é exportado um arquivo que o próprio sistema executa automaticamente, chamando o interpretador GNU Prolog. Após a execução, a resposta é devolvida para o sistema.
Os objetivos do trabalho foram parcialmente atingidos, já que foi encontrado um CSP que faz a geração das rotas de forma eficiente. Porém, o sistema não define qual veículo fará o transporte da carga.
Ao tentar utilizar a ferramenta ZDC para a solução do problema, não obteve sucesso por existirem algumas limitações que não foram encontradas ao utilizar o interpretador GNU Prolog. A utilização do GNU Prolog para a solução do problema apresentou bons resultados, e a integração com o sistema ocorreu de forma quase que transparente para o usuário.
Uma empresa que possui problemas logísticos de distribuição, diversos veículos, uma matriz e diversas mercadorias para serem entregues, ao utilizar o sistema, terá uma eficiente ferramenta em suas mãos e encontrará a solução da melhor rota a ser percorrida pelo veículo.
Os estudantes e pesquisadores que analisarem as ações do sistema e os códigos-fonte para a realização dessas ações verificarão uma grande utilidade da técnica para problemas reais e poderão se basear nele para a solução de outros problemas que também podem ser solucionados por um CSP.
A principal vantagem do sistema é uma boa utilização da frota de uma empresa para a realização de entregas, possibilitando que as mesmas ocorram de forma econômica e eficiente. A desvantagem é o fato de não definir exatamente quais estradas e cidades o veículo deve percorrer para a realização das entregas, não tracejar um mapa para a realização das mesmas, não definir as solicitações de entregas automaticamente e não definir quais veículos realizarão as entregas.