Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Deleon Galvin
Título: Protótipo de Sistema CRM para Dispositivos Móveis Utilizando a Tecnologia .Net
 
Introdução:
O dinamismo e a capacidade de mutação do mundo dos negócios está cada dia mais exigindo que pessoas consigam efetuar mais tarefas em menor tempo, visando buscar a perfeição e a execução de atividades com excelência e qualidade.
Hoje a disputa entre as empresas não se trava mais na qualidade dos produtos disponibilizados, pois este já é um fato consumado, onde produtos sem qualidade não possuem mais espaço no mercado, mas sim na capacidade de uma corporação em atender e encantar seu cliente de tal forma que consiga criar vínculos e um laço afetivo fidelizando este cliente e conquistando sua confiança em sua marca.
Mas para isto, não basta apenas ser um bom vendedor, mas sim conhecer seu cliente a fundo, buscando nas informações a arma certa na hora de encantá-lo e atendê-lo da melhor forma possível. Para auxiliar neste processo, dispõe-se de algumas teorias que poderão com certeza ser o diferencial neste momento.
O Customer Relationship Management (CRM) ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente pode ser descrito da seguinte forma:
Uma estratégia de negócios para selecionar e administrar os clientes, buscando otimizar o valor em longo prazo. CRM requer uma filosofia e cultura empresarial centrada no cliente para dar suporte aos processos eficazes de marketing, vendas e serviços. Os aplicativos de CRM podem ajudar na eficaz gestão de relações com os clientes, desde que a organização possua a liderança e a cultura corretas (GREENBERG, 2001, p. 62).
Quanto mais próximos do cliente puder-se estar, utilizando e gerando estas informações para conhecer e analisar as melhores perspectivas, maior será o resultado dos trabalhos proferidos. Portanto, precisa-se aproximar mais os aplicativos de apoio às pessoas que tem maior contato com nossos clientes.
Porém as poucas soluções que atendem atualmente o mercado neste âmbito pecam pela falta de possibilidades de configuração das reais necessidades do usuário dos sistemas, pois quem trabalha em campo, mantendo contato com clientes o tempo todo, precisa de mobilidade, praticidade e flexibilidade.
Os sistemas de CRM da atualidade possuem fortes características cliente/servidor sem pensar na necessidade de poder ser implementado em dispositivos móveis, tendo também pouca integração com outros produtos e na maioria das vezes não apresentando soluções móveis menores que um notebook, ou até mesmo nem possuindo uma solução que seja comportada por dispositivos móveis como Pockets PC’s.
Para minimizar estes problemas, pode-se lançar mão das tecnologias inovadoras que estão surgindo como fortes candidatos a soluções para o mundo de e-Business e CRM, hoje nomeados genericamente como dispositivos móveis, juntamente com as últimas palavras em tecnologia de desenvolvimento e concepção de aplicações neste ambiente.
Entre as tecnologias do momento estão os dispositivos móveis, hoje com características cada vez mais próximas de um computador pessoal normal, tratando-se de processamento de dados, mas possuindo dimensões que possibilitam seu transporte até mesmo no bolso. Na parte de trocas de informações, a partir do momento que estamos conectados a uma rede, podemos facilmente através de Web Services estar efetuando a troca de dados entre o representante de campo e a base central de uma empresa, fornecendo sempre informações atualizadas e precisas no mais curto espaço de tempo facilitando o trabalho e a tomada de decisões tanto do representante quanto da empresa.
Verificando a precariedade de estudos direcionados a esta área apresenta-se neste trabalho uma análise e desenvolvimento de um protótipo de software de CRM focando o segmento industrial metalúrgico, rodando em dispositivos Pocket PC com suporte a atualização de base de dados via procedimento remoto consumindo um Web Service disponibilizado especialmente para esta função, utilizando as inovações de desenvolvimento disponibilizadas pela plataforma tecnológica .NET com a linguagem Visual Basic.NET, sistema operacional Windows CE e banco de dados SQL Server 2000 CE. O software deverá prover suporte à aplicação neste contexto, configurando de tal forma que possa atender a necessidade de mobilidade, praticidade e agilidade que estes usuários necessitam para conseguirem o máximo desempenho, com o menor custo.