Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): José Voss Junior
Título: Protótipode de Software para Compartilhar Informações entre Computadores através da Tecnologia Peer-To-Peer (P2P), Usando a Plataforma JXTA
 
Introdução:
Com o crescimento exponencial do número de computadores ligados à Internet, vem crescendo também a necessidade de redes de computadores mais eficazes, não somente em relação a tecnologias de transmissão, mas também na forma que elas ocorrem. A arquitetura mais utilizada na Internet para comunicação, sem dúvida é a cliente/servidor, onde o cliente pode ser, desde um celular, pocket, desktop ou qualquer dispositivo que possui processador. Neste caso, todos clientes comunicam-se com um servidor central, o qual é responsável pela comunicação com todos os outros clientes envolvidos. Isso muitas vezes pode provocar uma sobrecarga excessiva no servidor, já que todas mensagens são propagadas pelo mesmo. Uma maneira de diminuir a sobrecarga do servidor é fazer com que cada cliente ligado à rede faça o papel tanto de servidor quanto cliente.
Em novembro de 1996, é liberada a primeira versão do ICQ (segundo definição encontrada (ICQ, 2004) significa ‘I Seek You’) um aplicativo para compartilhamento de mensagens instantâneas, usando uma tecnologia conhecida como Peer-to-Peer (P2P), onde cada cliente conectado pode comunicar-se diretamente com outro cliente sem haver necessidade direta de um servidor, pois o cliente também faz este papel. Em 1999, surge o Napster (NAPSTER, 2004), uma aplicação para compartilhamento de arquivos de música entre computadores ligados à Internet, também usando P2P. Desde então, P2P vem ganhando um grande espaço.
Hoje existem diversas aplicações usando redes P2P. Alguns exemplos são o MSN Messenger (MICROSOFT CORPORATION, 2004) e AOL Internet Messenger (AOL, 2004) para compartilhar mensagens instantâneas e o projeto chamado Gnutella (GNUTELLA, 2004) para compartilhar arquivos. Cada uma destas aplicações implementa um conjunto de protocolos proprietários, onde não há compatibilidade entre diversas aplicações do mesmo segmento. Por exemplo, o MSN Messenger não troca mensagens com o AOL Internet Messenger e vice versa.
Em abril de 2001, foi proposto pela Sun Microsystems um projeto chamado de JXTA (JXTA, 2004) que tem o objetivo de especificar um conjunto de protocolos para redes P2P.
Este trabalho propõe-se a desenvolver um protótipo de software em redes P2P para compartilhar arquivos entre os computadores envolvidos na rede, baseado inteiramente no projeto JXTA e usando a linguagem de programação Java. Aspectos detalhados de como será estabelecida comunicação entre peers sem a intervenção direta do servidor, serão esclarecidos no decorer do projeto.