Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): José Voss Junior
Título: Protótipode de Software para Compartilhar Informações entre Computadores através da Tecnologia Peer-To-Peer (P2P), Usando a Plataforma JXTA
 
Conclusão:
No decorrer do desenvolvimento desse trabalho verificou-se a complexidade de cada componente que faz parte da rede P2P. Teve-se uma idéia geral de como é realizada cada uma das etapas da comunicação, e como de fato os peers se comunicam sem haver um servidor central processando todas as requisições.
Ao utilizar a plataforma JXTA para implementação de uma rede P2P, observou-se o quão direto ficou implementar uma comunicação entre computadores sem que haja um servidor, pois a mesma oferece uma biblioteca que resolve as questões complexas de comunicação P2P. O desenvolvedor sequer precisa conhecer em detalhes todos os conceitos de como é realizada a comunicação entre os peers.
Em relação aos objetivos propostos no inicio do desenvolvimento deste projeto, todos foram alcançados com sucesso, já que o mesmo demonstra a capacidade de comunicação de redes P2P construídas com a plataforma JXTA.
Tem-se agora uma noção das possibilidades de futuros desenvolvimentos utilizando-se essa tecnologia ainda pouco explorada, mas que vem ganhando bastante força de mercado. O que pode impulsionar a utilização de softwares P2P é justamente a plataforma JXTA, que apresenta grande facilidade nas implementações P2P.
A vantagem na utilização deste protótipo de compartilhar arquivos e mensagens com outros computadores é que em redes locais não há necessidade de compartilhar pastas na rede, pois tudo que é colocado na chamada pasta pública do protótipo é compartilhado automaticamente com todos os peers. Na Internet todos peers da rede podem copiar os arquivos anunciados, sem precisar haver um servidor WEB instalado ou haja disponibilidade em outro servidor qualquer.
Uma limitação do protótipo é que não há compartilhamento de estrutura de pastas e sim somente de arquivos. Outra desvantagem é o excesso de congestionamento que uma rede pode sofrer, pois a cada dez segundos são enviadas requisições, tanto de pesquisa quanto de anúncio (caso houver).