Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ivan Roberto Ballock
Título: Protótipo de um Sistema para Supervisão de Equipamentos Industriais
 
Introdução:
Nas últimas décadas, o uso das tecnologias da informação e da comunicação vem aumentando consideravelmente em todos as áreas do conhecimento. Em especial, essas tecnologias promoveram um grande avanço na indústria e no comércio. Na área educacional, o uso dessas novas tecnologias ainda vem sofrendo resistências, devido a complexidade dos métodos para automatizar um sistema. No entanto, apesar dessa resistência, o uso de softwares de automação tem crescido sensivelmente.
A cada dia, a área de automação vem crescendo continuamente, o que é amplamente divulgado nos meios de comunicação, bem como é a realidade em qualquer indústria que visa agilizar e automatizar suas tarefas.
Para se realizar a automação, pode-se utilizar Controladores Lógicos Programáveis (CLP´s) que são equipamentos destinados à execução de tarefas de intertravamento, temporização, contagem, operações matemáticas, controle em malha aberta ou fechada e supervisão em máquinas e processos de médio e grande porte, controlando plantas industriais completas, reduzindo o espaço necessário nas instalações e facilitando significativamente atividades de reprogramação de fábrica e de manutenção. Os CLP’s dispõe de contadores rápidos, relógio de tempo real, interface homem-máquina, conexão à rede Profibus (uma rede que funciona sobre o formato físico da rede RS-485, mas que tem um protocolo e normas voltadas para a automação industrial) e programação em Ladder (Diagrama de Contatos) ou Linguagem Lógica, programáveis por microcomputador. Além disso, dispõe de unidades remotas, ampliando significativamente sua capacidade de controle. Segundo Natale (2000), os CLP’s são computadores com as mesmas características conhecidas do computador pessoal, porém, em uma aplicação dedicada na automação de processos em geral, assim como no Comando Numérico Computadorizado (CNC), que se trata de um computador na automação da manufatura.
De acordo com Natale (2000), o CLP é um dos meios para supervisionar um sistema e também para automatizá-lo. A proposta deste trabalho é utilizar um CLP modelo TP-02, fabricado pela empresa Weg S.A., o qual será programado por terceiros para controle de equipamentos. No caso dessa proposta serão controladas luzes externas e o sistema supervisório irá mostrar o estado dessas luzes, indicando se estão ligadas ou desligadas.
Após essa etapa, será desenvolvido um software de supervisão que irá controlar o status de cada um desses equipamentos (lâmpadas no caso deste protótipo), informando se o mesmo está ligada, desligado ou eventualmente com falha.