Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ivan Roberto Ballock
Título: Protótipo de um Sistema para Supervisão de Equipamentos Industriais
 
Conclusão:
Durante as etapas de pesquisa e desenvolvimento do trabalho, foi possível constatar que a Automação é uma área em pleno crescimento. Já faz anos que se utilizam CLP´s para automatizar as mais diversas tarefas, porém o que se percebe é que ainda existe uma grande área a ser explorada, que é a de Sistemas Supervisórios.
Existem alguns softwares prontos no mercado, os quais podem ser utilizados para a finalidade de supervisionar CLP´s, porém são ferramentas prontas e na maioria das vezes, desenvolvidos com a interface em outro idioma.
Durante a fundamentação deste trabalho, foi necessário fazer pesquisa sobre o funcionamento do CLP, a forma pela qual se realiza a comunicação, o formato das mensagens enviadas e recebidas, a forma de comunicação serial bem como o componente Visual Basic necessário em linguagem de programação para fazer com que a comunicação serial acontecesse corretamente.
Ter o domínio de como comunicar-se com equipamentos externos, como nesse trabalho, é algo visto como um desafio para muitas pessoas. Após um pouco de pesquisas, é possível ver como funciona toda essa estrutura.
A implementação do protótipo no ambiente de programação Visual Basic 6, utilizou um componente para que fosse possível a comunicação através da porta serial.
Foi interessante a utilização de equipamentos externos interligados ao micro, como o caso do CLP. A programação do mesmo foi um pouco complexa, porém realizada por terceiros, uma vez que não era o objetivo do trabalho. Uma vez programado, foi necessário pesquisar a maneira como utilizar a porta serial do computador e compreender o formato das mensagens enviadas e recebidas pelo CLP. Com certeza foi muito válido esse aprendizado.
A grande vantagem na utilização deste protótipo de supervisão de equipamentos industriais é a facilidade de uso, bem como a grande necessidade existente em estar supervisionando tais equipamentos.
O uso do presente protótipo está com 100% compatível com o CLP TP02/20MR, utilizado para o desenvolvimento deste trabalho. Para ser utilizado com outro CLP, seria apenas necessário verificar os parâmetros de comunicação do mesmo (velocidade, paridade e bit de parada), além do formato das mensagens.