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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Ferraro de Souza
Título: Software para Planejamento de Unidades Didáticas Estruturado Através de XML Schema
 
Introdução:
Um dos grandes desafios do professor é pensar a forma de abordar os assuntos a serem ministrados aos alunos, pois a maneira como o conteúdo é explanado impacta diretamente na formação deles. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) destacam a importância do planejamento didático, informando que “o professor deve elaborar seu planejamento tendo como foco as idéias centrais de cada tema” (BRASIL, 2004, p. 126).
Conforme Zabala (1998, p. 29), a maneira de organizar a aula, os tipos de incentivos utilizados, as expectativas depositadas, os materiais utilizados, cada uma destas decisões veicula determinadas experiências educativas, e é possível que nem sempre estejam em consonância com o pensamento que se tem a respeito do sentido e do papel que hoje em dia tem a educação.
Desta forma, com o intuito de auxiliar no planejamento das aulas pelos professores do Ensino Médio, professores do Centro de Ciências Exatas e Naturais elaboraram um projeto intitulado As Ciências Naturais no Ensino Médio: Qualificação Docente e Apoio Logístico (cuja sigla é CINAEM-LIE), o qual recebeu apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Este projeto tem como objetivo principal melhorar a qualidade do ensino das Ciências Naturais nas escolas do ensino médio, qualificando professores de Biologia, Física e Química (BREUCKMANN, 2004, p. 04).
Considera-se relevante a contribuição do projeto CINAEM-LIE, principalmente por vislumbrar a sua aplicação prática tanto por alunos de disciplinas de práticas de ensino da FURB quanto por professores atuantes no Ensino Médio. Além disso, segundo Gouvêa e Leal (2001, p. 71-81), a educação científica no país tem como diretriz o ensino das Ciências com enfoque na tecnologia, conhecido amplamente por Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS).
Sendo assim, é imprescindível que o futuro professor vivencie esta prática durante sua
formação.
No contexto do projeto CINAEM-LIE, este trabalho expõe o desenvolvimento de uma ferramenta que visa facilitar a elaboração de unidades didáticas a partir de uma situação contexto e em consonância com conteúdos das áreas de Biologia, Física e Química do Ensino Médio. Coll et al. (1996 apud SIGNORELLI, 2002) define uma unidade didática como “um conjunto ordenado de atividades, estruturadas e articuladas para a consecução de um objetivo educativo em relação a um conteúdo concreto”. Vale ressaltar que não se tem conhecimentode uma ferramenta que contemple os requisitos deste trabalho, considerando a atual
perspectiva para o estudo das Ciências.
Este trabalho especifica a estrutura de uma ferramenta que utiliza a tecnologia extensible Markup Language Schema (XML Schema), a qual permite definir a estrutura utilizada, bem como possibilita a validação dos documentos extensible Markup Language (XML) gerados, viabilizando a integração com outros ambientes. Segundo a entidade mantenedora dos padrões utilizados pela web, (WORLD WIDE WEB CONSORTIUM, 2003, p. 1, tradução nossa), “o uso desta tecnologia [XML Schema] vem ganhando aceitação como principal forma de especificar documentos XML”.