Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Ferraro de Souza
Título: Software para Planejamento de Unidades Didáticas Estruturado Através de XML Schema
 
Conclusão:
Levando-se em consideração os resultados obtidos com a aplicação do questionário, pode-se afirmar que a ferramenta implementada auxilia os professores no planejamento de unidades didáticas, tanto no aspecto dos conteúdos abordados e estratégia utilizada, quanto na usabilidade da ferramenta. Desta forma, considera-se atingido um dos principais objetivos do trabalho.
A proposta de desenvolvimento da ferramenta abordando três diferentes estruturas de armazenamento de dados (esquemas de configuração, projeto e favoritos), especificadas através de XML Schema, foi considerada adequada para o alcance dos objetivos, uma vez que viabilizou a implementação com sucesso e proporcionou a flexibilidade solicitada pelos professores coordenadores do projeto. Além disso, os documentos XML viabilizaram a instalação/utilização da ferramenta sem a necessidade de um client de banco de dados.
Os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação na linguagem Delphi, em estruturas de dados e orientação a objetos, viabilizaram a rápida compreensão dos arquivos de interface gerados através do XML Data Binding, e desta forma, o domínio sobre a manipulação nos arquivos XML foi facilitada.
O contato com especialistas da área pedagógica, a leitura de textos didáticos e a experiência de avaliação da ferramenta, permitiram adquirir conhecimento referente a aspectos educacionais, mais especificamente sobre o planejamento de aula, aspectos estes que não são abordados durante o curso de bacharelado em ciência da computação.
Enfim, espera-se que o produto resultante deste trabalho venha a ser efetivamente utilizado, facilitando o cotidiano dos professores, bem como reflita na qualidade do ensino em sala de aula.