Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Joseane Fonseca Ribeiro
Título: Protótipo de um Sistema de Apoio a Decisão para Uma Agência de Publicidade e Propaganda
 
Introdução:
Segundo [SAM95] entre as múltiplas funções de uma Agência de Publicidade e Propaganda, a mais importante é a criação da propaganda, razão pela qual a qualidade da agência e, geralmente, seu nível de sucesso é reconhecido. A agência se estrutura basicamente em áreas de atendimento/planejamento, criação/produção de mídia e mais os setores de administração e apoio. A Agência de Publicidade e Propaganda é a organização especializada na arte e técnica da propaganda que se estrutura especialmente para esse fim. Ela aglutina profissionais especializados de diversas áreas, acumulando experiências, desenvolvendo e adquirindo tecnologia específica, e prestando serviços para anunciantes de vários setores que formam sua carteira de clientes. Empresa independente do anunciante, do veículo, do fornecedor e da produtora, a Agência de Publicidade e Propaganda tem a necessária liberdade de escolher em quais veículos deve transmitir as mensagens publicitárias a serem produzidas pelos fornecedores/produtoras mais indicados para atender às necessidades de comunicação de seus clientes. Cada cliente é representado por um grupo de contas, que pode ser dividida em uma conta para cada trabalho diferenciado. As agências necessitam tomar certas decisões que, muitas vezes, levam tempo de pesquisa, que poderiam ser resolvidos em segundos se possuíssem apoio do computador. Neste sentido surgiram os Sistemas de Apoio a Decisão (SAD). Muito se tem escrito e discutido sobre Sistemas de Apoio a Decisão (SAD), mas parece haver um consenso de que um SAD é um sistema computacional interativo, cujo principal objetivo é dar suporte aos tomadores de decisão, aumentando a eficácia dos processos decisórios [FRE93]. Administrar as contas de vários clientes onde os mesmos podem solicitar diferenciados tipos de trabalhos e escolher a qual fornecedor de serviço deverá ser entregue cada tarefa, com a finalidade de obter melhores serviços com menor custo, na maioria das vezes não é um trabalho fácil de ser realizado manualmente. Os Sistemas de Apoio à Decisão são utilizados para reunir um maior número de informações e auxiliar a tomada de decisões, economizando tempo, fazendo assim, que as opções escolhidas sejam mais confiáveis. Sistemas que atendam as necessidades administrativas básicas de Agências de Publicidade e Propaganda já foram desenvolvidos, porém a pesquisa proposta visa desenvolver um protótipo de sistema que atenda as necessidades de tomada de decisões da agência.