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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Sara Helena Regis Theiss
Título:  SPACE ROYALE: desenvolvimento de jogo Battle Royale com Unreal Engine 
 
Introdução:
Os primeiros jogos multiplayer já existiam nos anos 1980 e a metodologia utilizada para permitir que dois ou
mais jogadores participassem dele ao mesmo tempo era por meio de uma divisão na tela (PANTEL; WOLF, 2002).
Cada divisão mostrava a visão de cada jogador que, normalmente, eram 2 ou 4, e eles rodavam em apenas uma
máquina. Esses jogos evoluíram para o funcionamento em mais de uma máquina. Contudo, antes dos jogos multiplayer
como são conhecidos hoje, o mecanismo utilizado para conectar os jogadores em diferentes máquinas era a Rede de
Área Local (LAN). Assim, os jogadores passaram a usar seus próprios consoles, mas esses deveriam estar localizados
na mesma rede para que pudessem se conectar (PANTEL; WOLF, 2002, p. 23).
A ideia de uma vertente dos jogos multiplayer surgiu nos anos 1999, com a novela Battle Royale de Koushun
Takami, mas ficou conhecida quando foi feita a adaptação para os cinemas já no ano seguinte (LIMA; SILVA, 2018, p.
81.). O contexto apresentado por Takami possibilitou a criação de um novo gênero de jogos, que acabou recebendo o
mesmo nome de sua obra, no qual os jogadores se enfrentariam diretamente com os recursos oferecidos para coroar um
vencedor (CHOI; KIM, 2018, p. 5).
Em vista da popularidade dos jogos Battle Royale (ROSENBUSCH; RÖTTGER; ROSENBUSCH, 2020, p.
462), foi considerada a possibilidade de criação de um jogo desse tipo utilizando o motor de jogos Unreal Engine 4,
fornecido pela Epic Games Inc. Assim surgiu a ideia para o seguinte trabalho, no qual foi desenvolvido o jogo Space
Royale.
O presente jogo se categoriza como um Battle Royale e se caracteriza pelo confronto entre naves espaciais,
possibilitando até cinco jogadores. A nave do jogador possui dois tipos de armas: básica e especial. A arma básica
oferece uma base sólida com um tempo de recarga menor, podendo ser disparada com maior frequência. Em
contrapartida, são necessários vários disparos para causar dano suficiente. Em conjunto a ela, está a arma especial na
qual o jogador se apoia para gerar um dano mais intenso ou para auxiliá-lo com uma habilidade, porém, com uma
cadência maior de tiros. As armas especiais, podem ser do tipo Ataque, que apenas geram uma determinada quantidade
de dano; tipo Bomba, que ao atingir um inimigo causam dano que continua sendo descontado da vida inimiga por
determinado tempo, ou seja, deixa a vida do inimigo queimando; tipo Lentidão, que deixam a nave inimiga mais lenta
por certo tempo; e tipo Escudo, que diferente dos outros tipos, é uma arma defensiva, que seguram determinada
quantidade de dano que o jogador receberia.
Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho é disponibilizar um jogo do gênero Battle Royale que permita a
interação entre jogadores de diferentes lugares utilizando o motor de jogos Unreal Engine. Os objetivos específicos
deste trabalho são: (I) disponibilizar um jogo de batalha com naves em que os usuários lutarão entre si para que apenas
um seja o vencedor; (II) criar armas categorizadas entre armas de ataque, bombas, armas de lentidão e escudos; (III)
fornecer um jogo com boa jogabilidade.