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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Vitor Amarildo Krüger Reiter
Título:  Aplicação para memorização utilizando método SRS 
 
Introdução:
O domínio de uma língua estrangeira no mundo globalizado tornou-se um requisito,
seja no âmbito acadêmico ou profissional, pois, conforme afirma Lomb (2008, p. 12, tradução
nossa), poliglota em dezesseis idiomas diferentes, “[...] devemos aprender idiomas porque um
idioma é a única coisa que vale o conhecimento, mesmo que superficialmente”. Quando se
estuda uma língua estrangeira, determinadas habilidades tornam-se primordiais para o
indivíduo, como ler, escrever, falar e compreender. Contudo, de acordo com Garcia (2014),
um dos fatores que deve ser levado em consideração para avaliação do nível de fluência de
alguém em uma língua é o tamanho de seu vocabulário. Dessa maneira, quanto mais palavras
souber, mais fluente a pessoa será.
O processo de aprendizagem, seja do vocabulário de um idioma ou de conceitos de
uma área de conhecimento, poderia ser menos árduo se as pessoas pudessem aprender
qualquer coisa uma única vez (GARCIA, 2014). O problema é que o cérebro humano não
funciona assim, as informações assimiladas no cotidiano possuem um prazo de validade.
Logo, quando algo relativamente novo é aprendido, o cérebro guarda a informação em
conexões neurais, mas, como descreve Garcia (2014, p. 1), “[...] essas conexões
primeiramente costumam ser muito fracas e em pouco tempo tendem a ser desfeitas.
Resultado: nós esquecemos.”. Para que isso não aconteça, torna-se necessário revisar (ou
usar) a informação aprendida, reforçando as conexões neurais. O uso de revisões no processo
de aprendizagem é a base do método Spaced Repetition System (SRS).
O método SRS, também conhecido como Sistema de Repetições Espaçadas, é uma
técnica de memorização de conteúdo baseada na curva de esquecimento humano em que, de
acordo com Lameri (2017), os atos da revisão são espaçados em intervalos que aumentam
com o sucesso e diminuem com o insucesso. A metodologia consiste em a pessoa revisar
conteúdos num tempo ideal, antes mesmo que o cérebro perca a informação. A memorização
do conteúdo é dada por meio de flashcards, isto é, cartões de conteúdo em que se anota a
pergunta na frente do cartão e a resposta no verso de tal forma que o indivíduo tente recordar
a resposta antes de visualizá-la (SANTOS; BARROS, 2018). Diante do exposto, este trabalho
descreve o desenvolvimento de uma aplicação web para memorização de vocabulário de um
idioma, utilizando o SRS.