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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Leonardo Pereira Vieira
Título:  TAGARELA BRAILLE: app para auxílio no aprendizado ao Braille 
 
Introdução:
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2017) de acordo com o censo de 2010, existe
no Brasil quase 46 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 24% da população, se declaram deficientes de uma das
habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental / intelectual
(INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2017). Dentre esses já passaram ou ainda irão passar
pelo período escolar, como é previsto pelo artigo 2º da lei nº 7.853 de 1989, que garante esse direito:
Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício
de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência
social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis,
propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico. (BRASIL, 1989, p.1).
Conforme Masini e Gaspareto (2007), esse tipo de inclusão de alunos com deficiência tem se tornado alvo de
muita discussão por profissionais da educação. O tema é polêmico por isso tem causado grande impacto e discussão entre
professores, diretores e todos os profissionais que atuam no meio escolar (MASINI; GASPARETO 2007, p.35). Uma
dessas deficiências que os portadores muitas vezes sofrem é com a falta de preparo e/ou adaptação do ambiente escolar e
dos profissionais de educação é a deficiência visual. Segundo a organização Marta Gil (2000), cegueira pode ser tanto
adquirida como congênita. Quando o indivíduo nasce com o sentido da visão, guarda memórias visuais, facilitando na
sua adaptação. Quem nasce sem a capacidade da visão, por outro lado, jamais pode formar uma memória visual, possuir
lembrança visual (MARTA GIL, 2000, p.8).
Atualmente existem diversos softwares para o auxílio a pessoas com deficiência como o DOSVOX, BlindSquare,
entre outros que são usados pelos próprios deficientes. Existem outros que auxiliam também pessoas sem deficiência
como o Liane TTS que ensina linguagem de sinais. Mas esses softwares são encontrados em locais diferentes, fazendo
com que o usuário tenha que baixar de diferentes fornecedores, criando diferentes contas e o progresso gravado em locais
diferentes. Uma alternativa para não se ter vários softwares e reunir estas funcionalidades em um único aplicativo, seria
utilizando o conceito de componentização para facilitar a inclusão de novos módulos. O conceito de componentização
pode ser usado para criar um aplicativo com componentes que possam ser reaproveitados e facilitando a inclusão de novos
módulos, tornando assim um aplicativo mais completo.
Outra possível vantagem na utilização do conceito de componentização está relacionado ao desenvolvimento de
softwares que está cada vez mais complexo e detalhado. Com isso são necessários tempos mais longos para o
desenvolvimento e muitas vezes é ultrapassado o tempo estimado, resultando em atrasos e reclamações por parte dos
clientes. Para resolver esse problema, alguns desenvolvedores utilizam o conceito de componentização, reutilizando
componentes e padronização das regras de negócio, dando mais agilidade no desenvolvimento. O desenvolvimento
baseado em componentes proporciona uma alta produtividade e flexibilidade. Com esta abordagem, componentes podem
ser empregados em qualquer sistema que precise de uma ou mais funcionalidades providas por eles. (OLIVEIRA, 2012,
p. 40) Diante dos argumentos citados, este trabalho desenvolveu um aplicativo para o auxílio no ensino de pessoas com
e sem deficiência visual, possibilitando uma melhor adaptação entre os deficientes visuais e os que convivem com eles.
Acreditasse assim que esse projeto possa vir auxiliar a integração dos deficientes ao meio onde vivem, facilitando o
aprendizado e adaptação, principalmente no meio educacional. Para isso será utilizado padronização de projetos utilizando
conceito de componentização para facilitar a criação de novos módulos