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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Leonardo Pereira Vieira
Título:  TAGARELA BRAILLE: app para auxílio no aprendizado ao Braille 
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou um aplicativo que pode auxiliar no aprendizado do braille utilizando o conceito de
componentização para incentivar a criação de novos módulos. Ao longo deste artigo foram descritas as funcionalidades,
implementação e ferramentas utilizadas no desenvolvimento deste aplicativo.
A ideia inicial do aplicativo idealizada por Lucas Cazagranda (2016), era que o aplicativo auxiliasse aos
professores, pais de deficientes visuais ou entusiastas do braille, tornando o ambiente em volta do deficiente visual mais
acessível, mas o aplicativo descrito nesse artigo tornou possível a utilização por pessoas com pouca ou total perda de
visão, isso sem perder a essência inicial, pois ainda possibilita que pessoas normovisuais possam utilizar o aplicativo. O
aplicativo se mostrou eficiente apesar de ainda haver melhorias a serem feitas, como por exemplo mais instruções aos
usuários e algumas melhorias em telas para tornar o aplicativo mais intuitivo. Muitas vezes algumas funcionalidades por
si só não serão suficientes para o total aprendizado do braille, por isso a ferramenta busca auxiliar o aprendizado, servindo
como mais uma ferramenta de inclusão. A grande maioria dos aplicativos não possuem uma acessibilidade, e esse sendo
uma ferramenta voltada a aprendizado do braille não poderia deixar de ser inclusiva.
De acordo com os dados coletados o aplicativo cumpriu com o objetivo de auxiliar o aprendizado do braille, e
com o modo acessibilidade permitiu o acesso ao aplicativo a usuários com deficiência visual. Todas as telas tiveram um bom desempenho e suas funcionalidades ficaram claras para os usuários sem e com deficiência visual, o áudio com as
instruções foram bem didáticas para passar as informações necessárias para os usuários. Em comparação aos correlatos o
aplicativo se mostrou mais completo por ser o único que possuí todas as funcionalidades como consulta, escrita e leitura
do braille, e se mostrou mais completo nas funcionalidades de feedback com áudio e interação por gestos na tela, além de
que foi desenvolvido para iOS e Android.
A estrutura apresentada facilita a criação de novos módulos e até mesmo a remoção de módulos existes, caso o
desenvolvedor queira criar os módulos individualizados e posteriormente adicioná-lo ao aplicativo, caso tenha sido criado
com a mesma estrutura. Os componentes são dinâmicos permitindo que sejam utilizados em outros projetos ou em outros
módulos.
Apesar de todas os objetivos alcançados pelo aplicativo pode-se perceber que além da inclusão de novos módulos,
algumas funcionalidades poderiam tomar o aplicativo mais completo. E ficam como sugestões para trabalhos futuros:
a) criar login para o aplicativo salvar o progresso dos usuários;
b) incluir novos módulos para o aplicativo Tagarela;
c) criar funcionalidade de conversão de texto do alfabeto escrito para o braille;
d) migração para versão web;
e) criação de novos exercícios para a prática Braille;
f) tornar as configurações do aplicativo acessíveis;
g) integração com IOT.