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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Peterson Boni Buttenberg
Título: VISEDU-CG 5.0: visualizador de material educacional
 
Introdução:
A tecnologia evolui constantemente e a cada dia, uma nova técnica é criada ou aperfeiçoada, contribuindo para
o desenvolvimento de muitas áreas. Fuks et al. (2004) diz que dentre as diversas áreas do conhecimento, há um grande
avanço para que ferramentas interativas possam ajudar no ensino e aprendizagem estimular a colaboração e interação
entre os participantes de um curso baseado na web. Dados estatísticos comprovam que o desempenho dos alunos que
fazem uso de várias metodologias de ensino-aprendizagem é melhor que os de alunos que continuam utilizando o
método tradicional, baseado em aulas expositivas.
Uma das áreas que pôde se beneficiar com o uso de metodologias de ensino é a computação gráfica. A
computação gráfica segundo Manssour e Cohen (2006, p. 1), "é uma área da Ciência da Computação que se dedica ao
estudo e desenvolvimento de técnicas e algoritmos para a geração (síntese) de imagens através do computador". Dentro
da computação gráfica um conceito muito importante é a modelagem geométrica. Modelos são usados para representar
objetos do mundo real no computador. A modelagem permite que uma cena seja desenhada a partir de uma descrição de
determinado processo (MANSSOUR; COHEN, 2006, p. 4). Dessa forma, o VisEdu-CG vêm ao encontro dessas ideias,
criando novas metodologias ativas para esse processo. Conforme, Reis (2020, p. 1) "o VisEdu-CG é um projeto para
desenvolver uma plataforma Web que permita os alunos da disciplina de Computação Gráfica do curso de Ciências da
Computação praticarem os conceitos ministrados nesta disciplina". Essa aplicação contou com o desenvolvimento de
vários módulos específicos, dentre eles pode-se citar o motor de jogos, matemática, estatística, processamento de
imagens, realidade aumentada e simulação.
Para que o aplicativo evolua e continue a ser aprimorado, é importante utilizar uma plataforma de
desenvolvimento tridimensional que seja o mais popular possível. O Unity é a ferramenta de desenvolvimento 3D em
tempo real mais utilizada no mundo e fornece ferramentas para criar jogos e publicá-los na mais ampla variedade de
dispositivos (UNITY, 2020f). Com o Unity pode-se gerar código para dispositivos móveis, aplicações utilizando
realidade aumentada e realidade virtual, gerar compilação para desktop para as plataformas PC, Mac e Linux. Para
dispositivos móveis (iOS e Android), bem como para aplicações Web utilizando WebGL. Por esse motivo foi a
tecnologia escolhida para ser feita a continuação do projeto.
Dito isto, este trabalho desenvolveu a migração das tecnologias utilizadas pelo VisEdu-CG 4.0 de Koehler
(2015) para o motor de jogos Unity, tornando-o uma plataforma mais acessível e com maior possibilidade de
modificação. Também permite futuras extensões e possibilitar a compilação para diversas plataformas. Os objetivos
específicos são:
a) converter a ferramenta de visualização gráfica atual para o motor de jogos Unity;
b) apresentar uma interface de ajuda em forma de tutorial informando os passos a serem seguidos;
c) utilizar representação visual usando peças de encaixa para gerar uma cena gráfica;
d) disponibilizar as funções gráficas: câmera, transformações geométricas e iluminação.