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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Willian de Avilla Silveira
Título: Ferramenta de ensino de programação de hardware utilizando Scratch
 
Introdução:
Godinho et al. (2017, p.2) afirma que é cada vez mais comum o uso de tecnologias
computacionais no dia a dia dos brasileiros, nas mais diversas atividades e finalidades, tais
como no acesso a informação, na comunicação, no entretenimento ou em ferramentas de
trabalho. Entretanto, a maioria das pessoas são, ainda, apenas usuários de softwares e
aplicativos por meio de seus computadores e celulares e, possuem habilidades para utilizá-los,
mas não compreendem como são desenvolvidos e como funcionam.
É visível a grande evolução da informática no decorrer dos últimos anos e a tendência
é que esta área evolua ainda mais, necessitando de profissionais qualificados que possam
desempenhar um bom trabalho (BEZERRA; DIAS, 2014). Porém, sabe-se que esta é uma
área que exige bastante esforço, pelo seu grau de dificuldade, principalmente no que se diz
respeito à lógica de programação, que é um dos requisitos fundamentais nos cursos de
computação (PEREIRA; RAPKIEWICZ, 2004).
O Google Developers (2019), a fim de diminuir essa dificuldade, disponibilizou a
biblioteca Blockly para que fosse possível a construção de VPLs. A biblioteca possui código
aberto para programação de interfaces gráficas. Sendo um projeto desenvolvido pela equipe
da Google, ela é baseada no Scratch1 e utiliza blocos visuais que se vinculam para facilitar a
escrita de código e podem gerar código em JavaScript, Dart, Python ou PHP. Também pode
ser personalizado para gerar código em qualquer linguagem de programação textual.
Para Branco (2008, p.1), o nome “compilador” faz referência ao processo de
composição de um programa pela reunião de várias rotinas de bibliotecas, a tradução de
linguagem abstrata para linguagem de baixo nível que é executada pelo compilador. O
compilador tem duas tarefas básicas: Análise, que examina, verifica e compreende o texto de
entrada (no código-fonte); Geração de código, em que o texto de saída (código de máquina) é
gerado de forma correspondente ao texto de entrada (código-fonte da linguagem abstrata).
Coridium, empresa parceira, contribuiu com o desenvolvimento do protótipo aqui
analisado. Ela disponibilizou os materiais necessários para que fosse possível realizar os
testes, sendo a placa LPC11U37 um dos materiais. A placa possui um processador ARM, o
qual faz possível a interpretação das linguagens de programação C e Basic e possui um
tamanho de 1,6x0,9cm. Por ser um hardware e interpretar apenas linguagem de máquina foi
necessária a utilização de um compilador para traduzir a linguagem Basic gerada pelo protótipo em linguagem de máquina e então transferir essa tradução para a placa. O
compilador, que é um ambiente de programação em Basic, foi também disponibilizado pela
empresa Coridium para que fosse possível realizar essa transição de dados entre o computador
e a placa LPC11U37.
Com base nesses argumentos propõe-se a integração do ambiente Blockly para o
desenvolvimento de um protótipo de programação visual, ao qual através de estruturas de
blocos complexas, que possibilite a geração de código na linguagem Basic. O BASICTools
foi utilizado para traduzir o código Basic gerado pelo protótipo e então transferir o código
para a placa LPC11U37. Para que fosse possível utilizar a aplicação desenvolvida em
JavaScript em Desktop foi utilizado a API Electron.